apocr

apocr

Total de visualizações de página

22 de agosto de 2011

O Evangelho dos 12 santos -2ª parte (ensinamentos de 51 a 96)


A Verdade Liberta

Então Yaohushua disse àqueles judeus que acreditavam nele: "Se continuais a seguir minha palavra, então sereis meus discípulos verdadeiramente; e conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres".
Eles responderam-lhe: "Nós somos da semente de Abraão e jamais estivemos na dependência de qualquer homem; por que dizeis: ‘sereis livres?’" Respondeu-lhes Yaohushua: "Eu vos digo a verdade; todo aquele que comete pecado é servo do pecado. E o servo não vive na casa para sempre; mas o Filho, ainda a Filha, vivem ali para sempre.
“Se o Filho, portanto, vos fizer livres, sereis livres verdadeiramente. Sei que sois da semente de Abraão segundo a carne; mas procurais matar-me, porque minhas palavras não têm lugar em vós.
“Eu narro aquilo que vi com meu Pai e vós fazeis aquilo que vistes com o vosso pai". Eles responderam-lhe: “Abraão é nosso pai”. Yaohushua disse-lhes: "Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
“Mas agora procurais matar-me, um homem que vos falou a verdade[LS96]  que ouviu de Deus; Abraão não faria isto. Fazeis as obras de vosso pai. Eles disseram: "Não somos bastardos, temos um Pai, ainda Deus".
Yaohushua replicou: "Se Deus fosse vosso pai, me amaríeis porque vim e emanei de Deus; não apareci espontaneamente, mas o Todo Santo enviou-me. Por que não compreendeis o que vos estou falando? Ainda pelo motivo que não podeis ouvir minha palavra.
“Vosso pai é o diabo; e as luxúrias de vosso pai fareis. Era um homicida desde o começo, e não vive na verdade, porque não há verdade nele.
“Quando fala uma mentira, fala de sua autoria; porque é um mentiroso e o pai da mentira. E porque digo a verdade, vós não me acreditais.
“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve o Filho e Filha do homem ser levantado; aquele que assim vigia, acreditando, não perecerá, mas terá vida eterna.
“Qual de vós me culpa de pecado? E, se falo a verdade, por que não me acreditais? Aquele que é de Deus ouve as palavras de Deus; vós, entretanto, não as ouvis, porque não sois de Deus".
Os judeus disseram a ele: "Não estamos nós corretos em dizer que és um samaritano e que tens um demônio?” Yaohushua respondeu: "Eu não tenho um demônio; mas honro o Todo Santo e vós me desonrais. Não estou procurando por minha glória, mas pela glória de Deus. Mas há o Uno que julga".
Certos anciãos e escribas do templo vieram a ele, dizendo: "Por que teus discípulos ensinam aos homens que é injusto comer carne de animais, mesmo os que são oferecidos em sacrifício, como Moisés ordenou?"
“Porque está escrito: ‘Deus disse a Noé: O temor e o pavor de ti será sobre cada animal do campo, e cada pássaro do ar e cada peixe do mar em tuas mãos serão entregues’".
Disse-lhes Yaohushua: "Vós, hipócritas! Isaías falou assim claramente de vós e de vossos ancestrais, relatando: 'Este povo vem para junto de mim com suas bocas, e honra[LS97] -me com seus lábios, mas seus corações estão longe de mim; porque em vão adoram-me, ensinando e acreditando, e mostrando por doutrinas divinas os mandamentos de homens em meu nome, somente para satisfazer suas próprias luxúrias’.
“Como [LS98] também Jeremias deu testemunho, quando disse, concernente às oferendas de sangue e sacrifícios: ’Eu, o Senhor Deus, não ordenei nenhuma dessas coisas no dia em que vós saístes do Egito, mas somente isto ordenei fazer: ser [LS99] imparcial, caminhar nos antigos caminhos, cumprir a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente com teu Deus’.
“Mas vós não me destes ouvidos, [LS100] quando no início vos dei todas as espécies de sementes e frutas das árvores, e as sementes foram por alimento e cura do homem e do animal". E eles disseram: "Falaste contra a lei".
E ele falou em defesa de Moisés: "Em verdade, não falei em nenhum momento contra a lei, mas contra aqueles que corromperam a lei, que ele[44] permitiu por causa da dureza de vossos corações.
"Mas eis que um maior do que Moisés está aqui!" E eles estavam furiosos e tomaram pedras para lançar nele. E Yaohushua transpassou-os e ocultou-se de sua violência.


Ele Declara a Sua pré-Existência

Outra vez Yaohushua disse: "Digo a vós: Se um homem honra o que lhe falei, nunca verá a morte”.  Então os judeus disseram a ele: “Agora sabemos que estás possuído por um demônio.
“Abraão está morto, como estão os profetas, e tu nos estás falando: ‘Se um homem honrar o que eu lhe falei, nunca provará da morte’. És tu maior do que nosso pai Abraão, que está morto? E os profetas estão mortos. Quem te fez?"
Yaohushua respondeu: "Se honro a mim mesmo, minha honra não é nada; é meu Pai que me honra; de quem vós dizeis: 'Ele é nosso Deus'. Ainda vós não o conhecestes; mas eu o conheço. Se eu dissesse: ‘Eu não o conheço’, seria um mentiroso como vós; mas eu conheço o Todo Santo e sou conhecido pelo Eterno.
“Vosso pai Abraão regozijou-se ao ver meu dia; viu-o e estava feliz". Então os judeus disseram a ele: "Tu não tens ainda quarenta e seis anos[45] e viste Abraão?"
Disse-lhes então Yaohushua: "Estou dizendo a vós: antes de Abraão ser, eu sou”.
E ele falou-lhes: "O Todo Santo vos mandou muitos profetas, mas vós vos levantastes contra aqueles que eram contrários à vossa luxúria, injuriando alguns e supliciando outros".
Então eles tomaram pedras para arremessar nele; mas Yaohushua ocultou-se e saiu do templo, transpassando-os, e novamente passou invisível por eles.
Novamente, quando seus discípulos estavam com ele em um lugar à parte, um deles perguntou-lhe sobre o reino. Ele falou-lhes:
“Como é em cima, assim é embaixo. Como é dentro, assim é fora. Como na mão direita, assim na esquerda. Como é diante, assim é atrás. Como com o grande, assim com o pequeno. Como com o macho, assim com a fêmea. Quando essas coisas forem vistas, então vereis o reino de Deus.
“Porque em mim não há nem macho nem fêmea, mas ambos são um no todo perfeito. A mulher não é sem o homem, nem o homem, sem a mulher.
“Sabedoria não é sem o amor, nem o amor, sem a sabedoria. A cabeça não é sem o coração, nem o coração, sem a cabeça, no Mashiakh que harmoniza todas as coisas. Porque Deus fez todas as coisas por número, por peso e por medida, correspondendo um ao outro.
“Estas coisas são para aqueles que compreendem, para crer. Se eles não compreendem, as coisas não são para eles. Porque acreditar é compreender e não acreditar é não compreender".


Yaohushua Cura o Cego no Sabbath

E em outra ocasião, quando Yaohushua passava, viu um homem que era cego desde o nascimento. E seus discípulos perguntaram-lhe: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?”[46]
Yaohushua respondeu: “O que importa se este homem ou seus pais pecaram? Para que as obras de Deus sejam manifestadas nele, eu devo fazer as obras de meu Pai, que me enviou, enquanto é dia. A noite vem quando nenhum homem pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.
Após falar, ele cuspiu no chão, misturou a terra com o cuspe e ungiu os olhos do cego com o barro. E disse a ele: “Vai, lava-te no tanque de Siloam”[47] O homem seguiu seu caminho, lavou-se e retornou vendo.
Os vizinhos e aqueles que o conheciam por cego disseram: “Não é este o cego?” Alguém disse: “Este é ele”. Outros disseram: “É parecido com ele”. Mas ele disse: “Sou eu”.
Eles disseram-lhe: “Como foram teus olhos abertos? Ele respondeu: “Um homem chamado Yaohushua fez um barro, ungiu meus olhos e me disse: “Vai ao tanque de Siloam e lava-te; e eu fui, lavei-me e recebi a visão”.
Então eles disseram-lhe: “Onde está ele?” O homem disse: “Não sei onde aquele que me fez íntegro está”.
Então uns dos saduceus, que negavam que havia ressurreição, vieram a ele e perguntaram-lhe: “Mestre, Moisés escreveu para nós que, se algum irmão do homem morre e deixa uma esposa sem filhos, seu irmão deverá tomar aquela esposa do homem e ter algum filho desta união com a esposa de seu irmão.
“Ora, havia seis irmãos; o primeiro tomou sua esposa e morreu sem filhos; o segundo tomou-a por esposa e morreu sem filhos; e o terceiro até o sexto, todos morreram não deixando filhos. Ao fim de tudo, a mulher morreu também.
“Ora, na ressurreição, a quem ela pertencerá? A todos os seus seis maridos?”
Respondeu-lhes Yaohushua: “Seja uma mulher com seis maridos ou um homem com seis esposas, o caso é o mesmo. Porque os filhos deste mundo casam-se e se dão em casamento.
“Mas eles que, sendo merecedores, atingem a ressurreição da morte, nem se casam nem são dados em casamento, nem podem eles morrer nunca mais, porque  são iguais aos anjos e são os filhos de Deus, sendo os filhos da ressurreição.
“Aqueles que morrem são ressuscitados. Ainda Moisés demonstrou na sarça, quando chamou o Senhor, Deus de Abraão, Isaque [LCS101] e Jacó[48], porque ele não é o Deus da morte, mas o Deus da vida, porque todos vivem dentro dele”.


O Exame daquele que Nasceu Cego

Então eles trouxeram aos fariseus o peremptoriamente cego. E foi no Sabbath que [LCS102] Yaohushua fez o barro e abriu seus olhos.
Então também [LCS103] os fariseus lhe perguntaram como tinha ganhado a visão. Disse-lhes o homem: “Ele colocou barro sobre os meus olhos, eu lavei e vejo”.
Entretanto, alguns dos fariseus falaram: “Este homem não é de Deus, porque ele não toma o Sabbath”. Outros falaram: “Como pode um homem que é um pecador fazer tais milagres?” E havia divisão entre eles.
Disseram novamente ao homem cego: “O que podes nos dizer sobre aquele que abriu teus olhos?” Disse o homem: “Ele é um profeta”.
Mas os judeus não acreditaram nele, que tinha sido cego e que recebera a visão, até que chamaram seus pais.
E perguntaram aos pais: “É este vosso filho, que dizeis nasceu cego? Como então pode ver?” Seus pais responderam-lhes: “Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego, mas por que meios ele agora vê não sabemos; nem quem abriu seus olhos; ele é adulto; questionai-o, ele fala por si mesmo”.
Isto é o que os pais disseram, porque temiam os judeus; porque os judeus já tinham combinado que, se um homem confessasse que ele era o Ungido, deveria ser expulso da sinagoga. Portanto, seus pais disseram: “Ele é adulto, questionai-o”.
Eles então chamaram o cego novamente e disseram a ele: “Dá a Deus o louvor; nós sabemos que este homem é um pecador”. Ele respondeu: “Se ele é um pecador ou não, eu não sei; uma coisa sei: antes eu era cego, agora vejo”.
Então eles lhe disseram: “O que ele te fez? Como abriu teus olhos?” O homem respondeu-lhes: “Eu já vos falei e não ouvistes: ouvir-me-íeis se falasse novamente? Sereis também vós seus discípulos?”
Então eles o insultaram e disseram: “Tu és seu discípulo, mas nós somos discípulos de Moisés. Nós conhecemos o que Deus falou a Moisés; com referência ao seu companheiro[49], não sabemos de onde ele é”.[LCS104] 
O homem respondeu-lhes: “Pois aqui está uma coisa maravilhosa: vós não conheceis suas origens e ainda ele abriu meus olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve pecadores.
“Mas se algum homem é um adorador de Deus e faz sua Vontade, Deus o ouve. Desde que o mundo começou, não se ouviu que algum homem abriu os olhos de alguém que estava cego. Se este homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada”.
Eles responderam-lhe: “Nasceste inteiramente em pecado e estás nos ensinando?”[50] E expulsaram-no.
Yaohushua ouviu que eles o tinham lançado fora; e quando o havia encontrado, disse-lhe: “Acreditas no Filho de Deus?” Respondeu-lhe ele: “Quem é ele, Senhor, para que eu possa acreditar nele?”
E Yaohushua falou a ele: “Tu o viste e é ele que falou contigo”. E o homem disse: “Senhor, eu creio”. E adorou-o.
E Yaohushua disse: “Eu vim a este mundo para julgamento, para que aqueles que não vêem possam ver; e para aqueles que vêem sejam cegados”. E alguns dos fariseus que estavam com ele ouviram estas palavras e disseram-lhe: “Somos nós cegos também?”
E Yaohushua, indo a um lugar onde sete palmeiras cresciam, reuniu seus discípulos em torno de si e para cada qual deu um número e um nome. Somente sabia quem o recebia. Disse-lhes ele: “Ficai como colunas na Casa de Deus e apresentai a ordem de acordo com os números que recebestes”.
Estando em volta dele, eles fizeram um quadrado, contaram o número e não conseguiram. E disseram a Yaohushua: “Senhor, não conseguimos[LCS105] ”. Falou-lhes ele: “Que aquele que é o maior entre vós seja ainda como o menor; e o símbolo para o qual é o primeiro, seja o símbolo daquele que é o último”.
E assim o fizeram, e em cada maneira havia igualdade e ainda cada um carregava um número diferente, e um lado era como o outro e o superior era como o inferior; e o interno como o externo. E o Senhor disse: “É suficiente. Tal é a casa do mestre construtor sábio. Firme e perfeita. Muitas são as moradas, mas a casa é uma”.
“Novamente, considerai o corpo do homem, que é um templo da Ruach. Porque o corpo é um, unido a sua cabeça, com o qual forma um corpo. E ele tem muitos membros. Ainda todos são um corpo e o espírito único rege e trabalha em tudo; assim também é no reino.
“E a cabeça não diz ao peito: Não tenho necessidade de ti; nem a mão direita, à esquerda: Não tenho necessidade de ti; nem o pé esquerdo, ao direito: Não tenho necessidade de ti; nem os olhos, aos ouvidos: Não temos necessidade de vós; nem a boca, ao nariz: Não tenho necessidade de ti. Porque Deus colocou em um corpo cada membro como é apropriado.
“Se o todo fosse a cabeça, onde estaria o peito? Se o todo fosse a barriga, onde estaria o pé? Em verdade, aqueles membros que alguns afirmam que são menos honoráveis, sobre eles Deus conferiu a maior honra”.
“E aquelas partes que alguns chamam imprópria, sobre elas foi conferida mais abundante graça, para que eles possam dar assistência um ao outro; assim, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam.
“Ora, vós sois o meu corpo; e cada um de vós é um membro em particular; e para cada um de vós eu dei o lugar apropriado e uma cabeça sobre todos, e um coração no centro de todos, para que não haja falta nem cisma, para que, com os vossos corpos, vossas almas e vossos espíritos possais glorificar o Todo-Pai através da Ruach divina, que trabalha em todos e através de todos”.



O Mashiakh, o Bom Pastor. Um com o Pai

Naquele tempo, ali passava pelo caminho um pastor conduzindo um rebanho para o campo; e Yaohushua tomou um dos jovens cordeiros nos braços e falou-lhe amorosamente, e o estreitou em seu peito e falou a seus discípulos:
“Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e sou conhecido delas. Como o Pai de todos me conhece, ainda assim eu conheço as minhas ovelhas e entrego a minha vida pelas ovelhas. E tenho outras ovelhas que não são deste campo: elas também devo eu trazer e elas ouvirão minha voz e haverá um rebanho e um pastor.
“Eu entrego minha vida, para que possa tomá-la novamente. Nenhum homem a toma de mim, mas eu a entrego eu mesmo. Tenho o poder de entregar o meu corpo e tomá-lo novamente.
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor alimenta seu rebanho, ele junta suas ovelhas em seus braços e carrega-as em seu peito, e gentilmente conduz aquelas que são jovens; verdadeiramente, o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas.
“Mas aquele é um mercenário, não o pastor, a quem as ovelhas não pertencem; vê o lobo vindo, deixa as ovelhas e foge, e o lobo apanha e dispersa as ovelhas. O mercenário foge porque ele é um mercenário e não zela pelas ovelhas.
“Eu sou a porta; todo o que entrar através de mim se salvará, e entrará e sairá, e encontrará pastagem. O maligno vem não mais do que para roubar, para matar e para destruir; eu vim para que possais ter vida e para que eles possam[LCS106]  tê-la mais abundantemente.
“Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas, para quem o porteiro abre; e as ovelhas ouvem sua voz e ele as chama pelo nome e as conduz, e lhes conhece o número.
“E quando conduz suas ovelhas ele vai adiante delas, e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.”
Yaohushua falou-lhes esta parábola, mas eles não compreenderam sobre o que estava falando ele. Então Yaohushua disse novamente: “Minhas ovelhas ouvem minha voz. Eu as conheço e elas me seguem e eu dou vida eterna a elas, e elas não perecerão, nem qualquer homem as arrebatará de minha mão.
“Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; e nenhum homem é capaz de arrebatá-las das mãos de meu Pai. Eu e meu Pai somos um”.
Então os judeus tomaram pedras novamente para apedrejá-lo. Yaohushua perguntou-lhes: “Eu vos tenho mostrado muitas obras boas de meu Pai: por quais dessas obras vós me apedrejais?”
 Os judeus responderam-lhe: “Por uma obra boa nós não te apedrejamos; mas por blasfêmia, porque tu, um homem, estás fazendo a ti mesmo igual a Deus.” Yaohushua respondeu: “Eu disse que sou igual a Deus? Não, mas eu sou um com Deus. Não está escrito na escritura: ‘Eu disse, sois deuses’?”
“Se ele, para quem a palavra de Deus veio, chamou-os deuses, e a escritura não pode ser quebrada, estais vós dizendo para quem o Pai de todos santificou e enviou ao mundo: ‘Tu blasfemaste’, porque eu disse que sou o Filho de Deus e, portanto, um com o Todo Pai?
“Se eu não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim, mas se eu faço as obras de meu Pai, mesmo que não acrediteis em mim, acreditai nas obras, para que possais conhecer e acreditar que o espírito do grande Pai está em mim e eu em meu Pai”.
Entretanto, eles tentaram novamente pegá-lo, mas Yaohushua escapou de suas mãos e foi para além do Jordão, no lugar onde João no princípio batizou, e ali ele ficou.
E muitos tiveram ajuda nele e disseram: “João, verdadeiramente, não fez milagre, mas todas as coisas que João falou sobre esse homem são verdadeiras. Ele é o profeta que deveria vir”. E muitos acreditaram nele.


A Ressurreição de Lázaro

Ora, um homem chamado Lázaro, de Betânia, a cidade de Maria e sua irmã Marta, estava enfermo. (Foi aquela Maria que ungiu o Senhor com ungüento e secou seus pés com o próprio cabelo, cujo irmão Lázaro estava doente.)
Assim, as duas irmãs foram a ele, dizendo: “Senhor, eis que, quem tu amas, está enfermo”. Quando ouviu aquilo, Yaohushua falou: “Esta enfermidade não é para a morte, mas para que a glória de Deus seja manifestada nele”. Ora, Yaohushua amava Maria e sua irmã, e a Lázaro.
Quando ouviu que Lázaro estava enfermo, Yaohushua permaneceu ainda dois dias no mesmo lugar onde estava. Então, após aquilo, disse aos discípulos: “Vamos à Judéia novamente”.
Seus discípulos disseram-lhe: “Mestre, os judeus há pouco tentaram te apedrejar e estás indo ali novamente?” Yaohushua respondeu: “Não são doze horas no dia? Se um homem caminha no dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo.
“Mas, se um homem caminha na noite, tropeça, porque não há luz nele”. Estas coisas ele falou, e após aquilo lhes disse: “Nosso amigo Lázaro dorme e eu estou indo para que possa despertá-lo do sono”.
Então seus discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, fará bem”. E um mensageiro veio a ele, dizendo: “Lázaro está morto”.
Ora, quando Yaohushua veio, soube que Lázaro fora depositado no túmulo já há quatro dias (Betânia estava próxima de Jerusalém 3.000 m.). E muitos judeus vieram a Marta e Maria para confortá-las por causa de seu irmão.
Então Marta, tão logo ouviu que Yaohushua estava vindo, foi e o encontrou, mas Maria sentou-se quieta na casa. Então Marta falou a Yaohushua: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, ainda agora, o que sempre pedires a Deus, Deus te dará”.
Yaohushua disse a ela: “Teu irmão dorme e ressuscitará”. E Marta falou-lhe: “Eu sei que ele ressuscitará, na ressurreição do último dia”.
Disse a ela Yaohushua: “Eu sou a Ressurreição e a Vida; aquele que crê em mim, mesmo que estiver morto, ainda viverá. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e todo que vive e crê em mim nunca morrerá”.
E Marta disse a Yaohushua: “Verdadeiramente, Senhor, eu creio que és o Mashiakh, o Filho de Deus, que viria ao mundo”. E quando assim falou, seguiu seu caminho e chamou sua irmã Maria secretamente, dizendo: “O Mestre está vindo e chama por ti”. Tão logo ela ouviu aquilo, levantou-se rapidamente e veio a ele.
Ora, Yaohushua não tinha ainda chegado à cidade, mas estava naquele lugar onde Marta encontrou-o. Os judeus que estavam com ela na casa confortaram-na; quando viram Maria, e que ela chegou e se levantou sofregamente e saiu, seguiram-na, dizendo: “Ela vai ao túmulo para chorar ali”.
Então, indo aonde Yaohushua estava, Maria prostrou-se aos pés dele, dizendo: “Yaohushua, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Quando a viu chorando, e aos judeus que vieram com ela também chorando, Yaohushua sofreu em espírito e estava transtornado, e disse: “Onde vós o depositastes?” Eles disseram-lhe: “Senhor, vem e vê”. E ele chorou.
Então os judeus disseram: “Olhai como ele o amava!” E alguns deles falaram: “Não poderia este homem que abriu os olhos do cego ter evitado a morte desse homem?” Yaohushua, entretanto, sofreu novamente em si mesmo (porque ele temia que Lázaro já estivesse morto) e veio ao túmulo. Era uma gruta e havia uma pedra sobre ela.
Yaohushua disse: “Retirai a pedra”. Marta, a irmã daquele supostamente morto, falou-lhe: “Senhor, neste momento ele cheira mal, porque está morto há quatro dias”. Disse Yaohushua a Marta: “Não te disse que, se acreditasses, verias a glória de Deus?” Então eles retiraram a pedra do lugar onde Lázaro jazia.
E Yaohushua levantou os olhos e, cantando, invocou o Grande Nome e disse: “Meu Pai, eu te agradeço porque me ouviste. E sei que sempre me ouves, mas por causa do povo que aguarda eu rogo a ti, para que eles possam crer que me enviaste”. E, tendo falado assim, ele clamou com alta voz: “Lázaro, vem!”
E Lázaro, que estava como morto, saiu atado, mão e pé com tiras de funeral, e sua face estava coberta com um pano.
Yaohushua disse a eles: “Libertai-o e deixai-o ir. Quando o fio da vida é cortado verdadeiramente, ela não retorna; mas quando está íntegro, há uma esperança”. Muitos dos judeus que vieram a Maria e viram as coisas que Yaohushua fez acreditaram nele.





 Concernente às Crianças Pequenas . O Perdão Daqueles que nos Ofendem. A Parábola dos Peixes        

E naquele tempo os discípulos vieram a Yaohushua, dizendo: “Quem é o maior no reino dos céus?” Yaohushua chamou uma pequena criança para si e a colocou no meio deles, e disse : "A não ser que vós vos convertais e vos torneis inocentes e dóceis como as crianças pequenas, não entrareis no reino dos céus.
“Quem quer que se humilha a si mesmo, e torna-se como uma criança pequena, madura no maior [LCS107] no céu. E quem assim receber uma dessas pequenas crianças em meu nome, recebe a mim.
“A dor vem para o mundo por causa das transgressões da lei! Necessariamente transgressões ocorrem, mas ai do homem que comete essa transgressão. Por esta razão, se luxuriais, ou se vosso prazer ofende a outros, cortai-os e afastai-vos deles; para vós, é melhor entrar na vida sem algo[LCS108] , do que ter de ser lançado no fogo eterno.
“Estai atentos para que não negligencieis uma dessas pequenas crianças. Digo a vós que, no céu, seus anjos sempre vêem a face de Deus. Porque o Filho do Homem veio para salvar aqueles que estão perdidos.
"O que pensais? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perdeu, ele não deixa as noventa e nove, vai para as montanhas e procura aquela que se havia perdido? E a encontrando, digo a vós, verdadeiramente ele se regozija mais por aquela ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam.
"Desta maneira, não é a vontade de vosso Pai, que está no céu, que uma dessas pequenas pereça”. 
E havia certos homens de mente hesitante, que vieram a Yaohushua e disseram a ele: "Disseste que nossa vida e ser vêm de Deus, mas nós nunca vimos a Deus. Podes tu nos mostrar a quem chamas o Pai-Mãe, o Deus único? Nós não sabemos se há um Deus."
Yaohushua respondeu-lhes, dizendo: "Ouvi esta parábola dos peixes. Os peixes de certo rio discutiam uns com os outros, dizendo: 'Dizem-nos que nossa vida e ser são da água, mas nunca vimos a água, não sabemos o que ela é.’ Então um dentre eles, mais sábio do que o resto, disse: 'Ouvimos que habita ali no mar um versado e sábio peixe, que conhece todas as coisas. Viajemos até ele e lhe peçamos para mostrar-nos o que a água é’.
"Assim, vários deles prepararam-se para encontrar este grande e sábio peixe e vieram ao final, ao mar onde o peixe sábio habitava, e o interrogaram[LCS109] .
“E quando ele os ouviu, disse a eles: ‘Oh vós, tolos peixes que não refletis! Sábios sois vós, os poucos, que procurais. Vós viveis e vos moveis, e tendes o vosso ser na água; da água viestes e para a água retornareis. Vós viveis na água, ainda que não a conheçais.' De maneira similar, viveis em Deus, e ainda pedis a mim: 'Mostra-nos Deus’. Deus está em todas as coisas , e todas as coisas estão em Deus”.


O Amor Divino para o Arrependido

Yaohushua disse aos seus discípulos e à multidão em torno deles: "Quem é o filho de Deus? Quem é a filha de Deus? Precisamente a associação daqueles que dissuadem de todo o mal e fazem a justiça, amam a misericórdia e caminham reverentemente com seu Deus, estes são os filhos e filhas do homem que subiram do Egito, para quem é dado que eles devam ser chamados os filhos e as filhas de Deus.
"E eles serão reunidos de todas as tribos e nações, e povos e línguas. Eles vêm do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul, e habitam sobre o Monte Sião. Eles comem do pão e bebem do fruto da videira na mesa de Deus e verão Deus face a face."
Então todos os coletores de impostos e pecadores chegaram-se para perto para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: "Este homem recebe pecadores e come com eles."
E ele lhes falou esta parábola, dizendo: "Qual o homem que, tendo cem ovelhas, se ele perde uma delas, não deixa noventa e nove no deserto e vai à procura daquela que está perdida, até que a encontra? E quando ele a encontra, ele a coloca sobre os ombros, regozijando-se."
"E quando retorna a casa, chama para junto seus amigos e vizinhos, dizendo a eles: 'Regozijai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha perdida’. Da mesma forma o céu se regozijará por um pecador que se arrepende.
"Igualmente, que mulher, tendo dez peças de prata, se ela perde uma peça, não acende a candeia e procura diligentemente até que a encontra? E quando a encontrou, chama seus amigos e vizinhos para junto, dizendo: 'Regozijai-vos comigo, porque encontrei a peça de prata que tinha perdido’. Da mesma forma, digo a vós, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.
E ele também falou esta parábola: "Um certo homem tinha dois filhos e o mais jovem deles disse a seus pais: 'Dai-me minha herança’. E eles deram-na a ele. E, não muitos dias depois, o jovem filho reuniu tudo e tomou sua jornada para um distante país, e ali gastou sua substância com dissoluto viver."
"E, quando havia gastado toda a sua herança, uma fome aconteceu naquela terra e ele se encontrou necessitado. E ele ligou-se a um cidadão daquele país, que o enviou aos seus campos para alimentar os porcos. E ele, de boa vontade, teria enchido seu corpo com as cascas que os suínos comiam e nenhum homem as deu a ele.
"Quando tornou [LCS110] a si, disse: 'Quantos servos contratados de meu pai têm pão suficiente e para esbanjar, e eu estou perecendo de fome! Eu me levantarei, irei a meu pai e minha mãe e direi a eles: Pais, pequei contra o céu e diante de vós e não sou mais merecedor de ser chamado vosso filho: tomai-me como um de vossos servos contratados’.
"E ele ergueu-se e veio a seus pais. Quando estava a uma grande distância, sua mãe e seu pai viram-no e tiveram compaixão, correram e enlaçaram-no e beijaram-no. E o filho disse a eles: ‘Pais, eu pequei contra o céu e em vosso entendimento e não sou mais merecedor de ser chamado vosso filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: 'Trazei o melhor manto e colocai sobre ele, e colocai um sino em sua mão e sapatos em seus pés; e trazei os melhores frutos maduros aqui, e o pão, o óleo e o vinho, e comamos e alegremo-nos, porque este filho estava morto e está vivo novamente, estava perdido e foi encontrado’. E eles começaram a alegrar-se.
"Ora, seu irmão mais velho estava no campo, e, aproximando-se da casa, ouviu música e dança. E ele chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. E ele lhe disse: ‘Vosso irmão, que estava perdido, voltou, e vosso pai e vossa mãe prepararam o pão, o óleo, o vinho e os melhores frutos maduros, porque receberam-no são e salvo’.
"E ele estava raivoso e não queria entrar. Entretanto seu pai saiu e implorou-lhe. E ele respondeu, dizendo a seu pai: 'Estes muitos anos vos servi, sem transgressão. Tomei vossos mandamentos e vós nunca me destes uma rica festa assim, em que me divertisse com meus amigos.
'Mas tão logo vosso filho veio, o filho que devorou vossa riqueza com prostitutas, preparastes uma festa como a melhor que tendes para ele’.
E seu pai lhe disse: 'Filho, estás sempre comigo e tudo o que tenho é teu. Foi recompensa, portanto, que pudéssemos estar alegres e contentes, porque teu irmão estava morto e está vivo novamente, e estava perdido e foi encontrado’”.



























Yaohushua Ensina Seus discípulos. Ele encontra Zaqueu

E Yaohushua subiu a uma montanha e ali sentou com seus discípulos e lhes ensinou, e ele disse a eles: "Não temais, pequeno rebanho, porque é do agrado de vosso Pai dar-vos o reino.
"Vendei aquilo que tendes e fazei o que é bom para aqueles que nada têm; preparai para vós mesmos bolsas que não envelhecem, um tesouro no céu, que não acaba, do qual nenhum ladrão pode aproximar-se, nem a traça, corromper. Porque onde vosso tesouro está, ali também estará vosso coração.
"Preparai-vos a vós mesmos para uma jornada, requerendo força e resistência; sede atentos e sede como homens que aguardam por seu senhor quando ele retorna do casamento. Quando ele retorna e bate, eles estão incontinente prontos para o serviço.
"Bem aventurados são aqueles servos que o senhor encontra atentos e despertos em seu retorno; verdadeiramente vos digo que ele se prepara a si mesmo e os faz sentar em sua mesa, e vem e os serve.
“E se ele vier a uma segunda vigília, e a uma terceira vigília, e os encontrar  assim, bem aventurados são aqueles servos. [LCS111] 
"Sabei isto: o guardião da casa, sabendo a que momento viria o ladrão, teria vigiado e não teria acontecido de sua casa ter sido arrombada. Estai vós, portanto, também prontos, porque o Filho do Homem vem em uma hora que não o esperais.
Então Pedro disse a ele: "Senhor, esta parábola tu a ensinas a nós somente, ou ainda a todos?” E o Senhor disse: "Quem, então, são aqueles fiéis e sábios servos, que seu senhor fará reger sobre sua casa, para dar-lhe que sirvam [LCS112] suas porções na devida estação?
“Bem aventurados são aqueles servos cujo senhor os encontrará fazendo assim, quando vier. De uma verdade digo a vós que ele os fará reger sobre tudo o que tem.
"Mas, e se aquele servo disser em seu coração: 'Meu senhor demora sua vinda,' e começar a bater nos servos e servas, e a comer e a beber, e a fazer-se ébrio, o senhor do servo virá em um dia em que ele não o espera, e em uma hora em que não está desperto, e lhe atribuirá sua porção com o infiel.
"E aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não se prepara a si mesmo, nem faz de acordo com a sua vontade, será açoitado com muitas chicotadas. Mas aquele que não sabe, e comete coisas merecedoras de chicotadas, será açoitado com poucas chicotadas. Porque, a quem muito é dado, muito é requerido, e daqueles que recebem pouco, será requerido menos.
“Porque aqueles que conhecem a divindade e encontraram o caminho da vida, os mistérios da luz, e então caíram no pecado, serão punidos com maiores açoites do que aqueles que não conheceram o caminho da vida.
“Estes retornarão quando o seu ciclo for completado, e para eles será dado espaço para considerar e corrigir suas vidas, e aprender os mistérios, e entrar no reino da luz”.
E Yaohushua entrou e passou através de Jericó. Eis que havia um homem chamado Zaqueu[LCS113] , que era chefe entre os coletores de tributos, e  era rico.
E procurava ver Yaohushua, quem ele era; e não podia por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E ele correu à frente, e subiu em uma figueira para vê-lo, porque era o caminho por onde ele passaria.
E, quando Yaohushua veio ao lugar, ele olhou para cima e o viu, e disse a ele: "Zaqueu, apressa-te e desce; porque hoje estarei em tua casa." E ele apressou-se e desceu, e recebeu-o alegremente.
E quando eles viram isto, murmuravam, dizendo: "O que ele estava fazendo para ser hóspede com um homem que era um pecador[LCS114] ?”
E Zaqueu ergueu-se e disse ao Senhor: "Vê, Senhor: metade de meus bens dei aos pobres; e se tomei qualquer coisa de qualquer homem por falsa acusação, devolvo-lhe o quádruplo”.
E Yaohushua disse a ele: "Neste dia, a salvação veio para a tua casa, porque, assim como tu és um homem justo, também és filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio para chamar e salvar aqueles que julgais estar perdidos”.


Yaohushua Reprova a Hipocrisia

Então Yaohushua falou à multidão e aos seus discípulos, dizendo: “Os escribas e os fariseus sentaram-se sobre o assento de Moisés. Tudo o que eles falarem para observar, observai e fazei; mas não façais aquilo que eles fazem, porque eles falam, mas não agem. Porque eles atam pesados fardos, que são opressivos de carregar, e colocam-nos sobre os ombros dos homens; mas eles mesmos não os movem com um de seus dedos.
“Mas todas as suas obras fazem para mostrar; eles fazem aparentes seus filactérios[51][LCS115]  e aumentam as bordas de seus mantos, amam as salas superiores nas festas e os primeiros assentos nas sinagogas, e os cumprimentos nos mercados e ser chamados pelos homens: ‘Rabino, Rabino’.
“Mas não desejeis ser chamados rabinos; porque um é vosso rabino, ainda o Mashiakh; e todos sois irmãos. E não chameis a ninguém pai sobre a terra, porque sobre a terra são pais na carne somente; mas no céu há um, que é vosso Pai e vossa Mãe, que tem a Ruach da Verdade, a quem o mundo não pode receber.
“Mas não desejeis ser chamados mestres, porque um é vosso Mestre, ainda o Mashiakh. Mas aqueles que são os maiores entre vós serão vossos servos. E, quem quer que desta maneira se engrandeça a si mesmo em posição, será rebaixado em posição; e aqueles que se humilham a si mesmos, serão exaltados.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais a porta do reino do céu diante dos homens; nem entrais vós mesmos, nem tolerais aqueles que estão entrando.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para ostentar, fazeis longa oração; portanto recebereis a grande danação.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque circulais mar e terra para fazer um convertido; e, quando é feito, vós o fazeis duas vezes mais filho do inferno do que vós mesmos.
“Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Quem desta maneira, portanto, jurar pelo templo, nada é, mas quem jurar assim pelo ouro do templo é um devedor!’ Vós, tolos e cegos[LCS116] , porque, o que é maior: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda?
 “E: ‘Todo aquele que jurar pelo altar nada é, mas todo aquele que jurar pela oferenda que está sobre ele é culpado!’ Vós, tolos e cegos, porque, quem é maior: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda?
“Quem assim, portanto, jurar pelo altar, jura por ele e por todas as coisas que estão sobre ele. E quem assim jurar pelo templo, jura por ele e por tudo o que habita ali. E aquele que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e pelo Santo que senta-se ali.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque pagais dízimo de menta, aniz e cominho, e omitis [LCS117] as matérias valiosas da lei: bom senso, misericórdia e fé; estas deveis vós fazer e não deixar as outras por fazer. Vós sois guias cegos[LCS118] ! Porque separais o mosquito e engolis o camelo.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estais cheios de violência e excesso. Tu, fariseu cego, limpa primeiro o que está dentro do copo e do prato, então o lado externo deles pode ser limpo também.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes a sepulcros caiados, que verdadeiramente parecem belos por fora, mas dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície! Ainda assim, vós também pareceis homens justos por fora, mas dentro estais cheios de hipocrisia e dogmas.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque construís as tumbas dos profetas e guarneceis os sepulcros dos justos, e dizeis: ‘Se estivéssemos nos dias de nossos pais, não seríamos cúmplices com eles no sangue dos profetas’.
“Assim, sereis evidência contra vós mesmos, porque fazeis como os filhos deles, que mataram os profetas, completando então a medida de vossos pais. 
“Por esse motivo diz a Santa Sabedoria: Eis que vos envio profetas, homens sábios e escribas; e a alguns deles matareis e crucificareis, e a alguns deles açoitareis em vossas sinagogas, e os perseguireis de cidade em cidade. E sobre vós virá todo o sangue justo derramado sobre a terra, do sangue do justo Abel ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que assassinastes entre o templo e o altar. Verdadeiramente, digo a vós, todas estas coisas virão sobre esta geração.
“Oh! Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados, quão freqüentemente reuni teus filhos, assim como a galinha reúne seus pintinhos sob suas asas, e não quiseste!
“Eis que, agora, tua casa te é deixada desolada. Porque, digo a ti, não me verás mais daí em diante, até dizeres: Santo, Santo, Santo! Bem aventurados são aqueles que vêm em nome do Justo.”



Yaohushua Prevê o Fim do Ciclo

E quando Yaohushua sentou-se no Monte das Oliveiras, os discípulos vieram a ele privadamente, dizendo: "Conta-nos, quando estas coisas serão? E qual será o sinal de tua vinda, e o fim do mundo?" E Yaohushua lhes respondeu, dizendo: "Atentai para que nenhum homem vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Mashiakh'; e enganarão muitos.
“E ouvireis de guerras e rumores de guerras; vede que não sejais perturbados; porque todas essas coisas deverão ocorrer, mas ainda não será o fim. Porque nação se erguerá contra nação, e reino contra reino; e haverá fome, pestilências e terremotos, em diversos lugares. Todas essas coisas são o começo das dores.
"E naqueles dias, aqueles com poder juntarão para si mesmos as terras, e as riquezas da terra para suas próprias luxúrias, e oprimirão muitos que estão carentes e os tomarão em escravidão, e os usarão para aumentar suas riquezas, e eles oprimirão ainda os animais dos campos, estabelecendo a coisa abominável. Mas Deus lhes mandará seus mensageiros e eles proclamarão suas leis, que os homens esconderam por suas tradições, e aqueles que transgredirem morrerão.
“Então eles vos entregarão para serem afligidos, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa de meu nome. E então muitos serão ofendidos, trairão uns aos outros e odiarão uns aos outros. E muitos falsos profetas se erguerão e enganarão a muitos.
"E por este motivo a iniqüidade abundará, o amor de muitos tornar-se-á frio. Mas aquele que persistir até o fim, este será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo por testemunho a todas as nações; e então o fim virá.
“Portanto, quando virdes a abominação da desolação, falada por Daniel, o profeta, ficai em lugar santo (quem assim lê, compreenda); então, aqueles que estão na Judéia fujam para as montanhas; aqueles que estão no telhado não desçam para tomar qualquer coisa fora da casa; e aqueles que estão nos campos não retornem para tomar suas roupas.
“E ai daquelas que estão com filho, e aquelas que amamentam naqueles dias! Mas orai para que vossa fuga não seja no inverno, nem no Sabbath; porque haverá grande tribulação, tal como não [LS119] houve desde o começo do mundo até este tempo, [LS120] nem jamais haverá. E, a não ser que aqueles dias sejam reduzidos, ali nenhuma carne se salvará; mas por causa do Eleito aqueles dias serão reduzidos.
“Então, se algum homem vos disser: 'Eis aqui [LS121] o Mashiakh, ou ali', não vos apresseis em acreditar. Porque ali se erguerão falsos ungidos[52] e falsos profetas, e mostrarão grandes sinais e maravilhas; visto que, se fosse possível, enganariam o próprio eleito. Atentai: vos tenho advertido.
“Por conseguinte, se vos disserem: ‘Olhai, ele está no deserto’, não vades; ou: ‘Olhai, ele está em câmara secreta’, não vos apresseis em acreditar. Porque, como a luz vem do leste e brilha ainda para o oeste, assim também será a vinda do Filho do Homem. Porque, onde de qualquer forma a carcaça estiver, haverá abutres reunidos.
“Imediatamente após a tribulação daqueles dias, o sol será escurecido e a lua não dará sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
“E então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu; e então todas as tribos da terra lamentarão e verão o Filho do Homem vindo em nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele mandará seus anjos com grande som como de uma trombeta, e eles reunirão seus eleitos dos quatro ventos, de um fim do céu ao outro.
“Agora aprendei a parábola da figueira: quando o seu galho está ainda tenro e coloca folhas, sabeis que o verão está próximo. Assim da mesma maneira vós, quando virdes [LS122] essas coisas ainda às portas, sabei que isso [LS123] está próximo. Verdadeiramente vos digo: esta geração não passará até que todas estas coisas se cumpram. Céu e terra passarão, mas minhas palavras não passarão.
“Mas aqueles dias e horas o homem não conhece, nem os anjos do céu, mas o Pai somente. Porque, como foi [LS124] nos dias de Noé, assim também a vinda do Filho do Homem será.
“Porque, como nos dias que foram antes do dilúvio, eles comiam e bebiam, casavam e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na Arca e não sabiam até que o dilúvio veio, e os tomou todos; assim também a vinda do Filho do Homem será.
“Então dois estarão no campo: um será tomado e o outro, deixado; duas mulheres estarão [LS125] moendo no moinho: uma será tomada e a outra, deixada. Vigiai, portanto; porque não sabeis a hora em que vosso Senhor vem.
“Mas sabei isto: se o guardião da casa soubesse em que momento o ladrão viria, teria vigiado e não teria permitido que sua casa fosse arrombada. Portanto estai[53] vós também prontos; ou, em um momento que não esperais, o Filho do Homem virá.
“Quem, então, são uns fiéis e sábios servos, a quem seu senhor fez reger sobre sua casa, para dar-lhes alimento na devida estação?
“Bem aventurados são aqueles servos a quem seu senhor encontrará assim fazendo quando vier. Verdadeiramente vos digo que serão feitos regentes sobre todos os seus bens.
“Mas, se aquele servo mau disser em seu coração: ‘Meu Senhor demora sua vinda’, e começar a bater em seus servos, comer com o glutão e beber com o bêbado;
"O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera, e numa hora em que ele não está esperando. E designará sua porção com os hipócritas, nas trevas de fora, e com o cruel e aqueles que não têm amor nem piedade; ali haverá choro e ranger de dentes."


A Parábola das Dez Virgens

“Então o Reino do Céu será semelhante a dez virgens que tomaram suas lâmpadas e foram encontrar o noivo. E cinco delas eram prudentes e cinco eram desatentas.
“Aquelas que eram desatentas tomaram suas lâmpadas e não tomaram óleo com elas; mas as prudentes tomaram óleo em seus recipientes com suas lâmpadas.
“Enquanto o noivo tardava, todas elas se acostaram e dormiram. E à meia noite fez-se um grande clamor: ‘Olhai! O noivo veio; saí para encontrá-lo’. Então, todas as doze virgens levantaram-se e prepararam suas lâmpadas.
“E as desatentas disseram às prudentes: ‘Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas estão-se apagando!’ Mas as prudentes responderam, dizendo: ‘Não desta maneira, pelo temor de que não seja suficiente para nós e para vós; mas ide, de preferência àqueles que vendem, e comprai para vós mesmas’.
“E, enquanto elas foram comprar, o noivo veio; e aquelas que estavam prontas entraram com ele para o casamento e a porta foi fechada.
“Após isto vieram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abri para nós.’ Mas ele respondeu e disse: ‘Eu não vos conheço.’
“Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia, nem a hora em que o Filho do Homem vem. Mantende vossas lâmpadas queimando.”

      ENSINAMENTO 63

      A Parábola dos Talentos

Ele também disse: "O reino do céu é como um homem que ia viajar [LS126] a um país distante, e chamou seus próprios servos e entregou-lhes seus bens. E para um ele deu cinco talentos, para outro, dois e para outro, um; para cada homem de acordo com as suas várias habilidades; e imediatamente tomou sua jornada.
"Então aquele que tinha recebido cinco talentos foi e negociou com eles e fez outros cinco talentos. E, da mesma maneira, aquele que tinha dois também ganhou outros dois. Mas aquele que recebeu um foi, cavou a terra e ocultou o dinheiro de seu senhor.
"Após um longo tempo, o senhor daqueles servos veio e fez as contas com eles. E, assim, aquele que tinha recebido cinco talentos veio e trouxe outros cinco talentos, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos; eis que ganhei outros cinco talentos’[LS127] . Seu senhor disse para ele: ‘Bem feito, bom e fiel servo; foste fiel sobre umas poucas coisas, eu te farei reger sobre muitas coisas; entra no gozo de teu senhor’.
"Aquele que também tinha recebido dois talentos veio e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos; eis que ganhei outros dois talentos’. Seu senhor disse: ‘Bem feito, bom e fiel servo; foste fiel sobre umas poucas coisas. Far-te-ei reger sobre muitas coisas; entra no gozo de teu senhor’.
"Então aquele que tinha recebido um talento veio e disse: ‘Senhor, sei de ti que és um homem severo, colhendo onde não plantaste e juntando onde não semeaste. E eu estava temeroso e fui, e ocultei teu talento na terra; eis ali tens aquilo que é teu’.
“Seu senhor respondeu e disse: ‘Tu, infiel e mau servo, dizes que colho onde não plantei e junto onde não semeei?  Devias,  portanto, ter colocado teu talento para aplicar com lucro e, então, na minha vinda, teria recebido a minha propriedade com usura.
"Tomai, portanto, o talento dele e dai-o àquele que tem dois talentos. Porque para cada um que tem acrescido será dado e ele terá abundância, mas daquele que não tem acrescido será tomado, ainda o que ele tinha. E lançai o servo inútil nas trevas de fora, porque aquela é a porção que escolheu”.
Yaohushua também disse aos seus discípulos: "Sede aceitos cambistas do reino, rejeitando o mau e o falso, e retendo o bom e o verdadeiro."
E Yaohushua sentou defronte do tesouro e observou como o povo lançava dinheiro no tesouro.
E ali veio uma certa viúva pobre e ela jogou duas moedinhas, que somavam uma insignificância.
E ele chamou seus discípulos a si e disse: "Eu vos digo, verdadeiramente, que esta pobre viúva lançou mais ali do que todos aqueles que lançaram no tesouro. Porque todos eles lançaram nele de sua abundância, mas ela de sua pobreza lançou ali tudo o que ela tinha, ainda todo o seu sustento."


Yaohushua Ensina no Círculo de Palmeiras

Yaohushua veio a uma certa fonte perto de Betânia, em torno da qual cresciam doze palmeiras, onde freqüentemente fora com seus discípulos para ensinar-lhes os mistérios do reino, e ali se sentou sob a sombra das árvores, e seus discípulos com ele.
E um deles disse: "Mestre, está escrito: ‘Os Alohim[54] [LS128] fizeram o homem em suas próprias imagens, macho e fêmea criando-lhe deles’. Por que dizes, então, que Deus é um?" E Yaohushua disse-lhes: "Em Deus não há nem macho nem fêmea, e ainda ambos são um e Deus é o dois-em-um. Ele é Ela e Ela é Ele. Os Alohim, nosso Deus, é perfeito, infinito e um.
“Como no homem, o Pai é manifesto e a Mãe, oculta; assim, na mulher a Mãe está manifesta e o Pai, oculto. Portanto devem ser o nome do Pai e da Mãe igualmente reverenciados, porque eles são os grandes poderes de Deus, e um não é sem o outro, no Deus único.
“Adorai a Deus acima de vós, abaixo de vós, no lado direito, no lado esquerdo, à vossa frente, atrás de vós, dentro de vós, em torno de vós. Verdadeiramente, não há mais do que o Deus único, que é o todo em tudo, e em quem todas as coisas consistem, a fonte de toda vida [LS129] e toda substância, sem começo e sem fim.
“As coisas que são vistas e desaparecem são as manifestações do invisível, que são eternas, porque das coisas visíveis da natureza vós podeis atingir as coisas invisíveis da divindade; e, pelo que é natural, chegar àquilo que é espiritual.
“Verdadeiramente os Alohim criaram o homem em suas divinas imagens macho e fêmea, e toda a natureza está na imagem de Deus, portanto Deus é ambos, macho e fêmea, não dividido, mas o Dois-em-Um, indiviso e eterno, por quem e em quem estão todas as coisas, visíveis e invisíveis.
“Do eterno eles fluem e para o eterno eles retornam. O espírito para o Espírito, a alma para a Alma, mente para a Mente, sensação para a Sensação, vida para a Vida, forma para a Forma, pó para o Pó.
“No início, Deus quis e ali veio o Filho amado, o amor divino, e a Filha amada, a santa sabedoria, igualmente procedendo de uma fonte eterna. E desses são as gerações dos espíritos de Deus, os Filhos e Filhas do Eterno.
“E esses desceram para a terra, habitaram com os homens e lhes ensinaram os caminhos de Deus, para amar as leis do Eterno e obedecer-lhes[LS130] , para que nelas eles encontrassem a salvação.
“Muitas nações viram seus dias. Sob diversos nomes lhes foram eles revelados. E eles regozijaram-se em sua luz; e ainda agora eles vêm novamente a vós, mas Israel não os recebe.
“Verdadeiramente eu vos digo, meus doze, a quem eu escolhi, que aquilo que foi ensinado por aqueles dos tempos passados é verdade, mesmo corrompido pela tola imaginação dos homens”.
Novamente, Yaohushua falou a Maria Madalena, dizendo: “Está escrito na lei: ‘Quem assim deixar pai ou mãe, deixe-os morrer a morte’. Ora, a lei não falou dos pais nesta vida, mas do morador de luz que está em nós para este dia.
“Quem assim, portanto, abandona o Mashiakh, o Salvador, a santa lei e o corpo do eleito, deixe-os morrer a morte. Verdadeiramente, deixe-os estar perdidos nas trevas de fora, assim eles desejaram e ninguém pode impedir."


A Última Unção por Maria Madalena

Ora, na noite do Sabbath antes da Páscoa, como Yaohushua estava em Betânia, foi para a casa de Simão, o leproso, e ali fizeram para ele uma ceia, e Marta servia, enquanto Lázaro era um daqueles que sentou à mesa com ele.
E ali veio Maria, chamada Madalena, tendo uma caixa de alabastro de ungüento de nardo, muito precioso e custoso, e ela abriu a caixa e verteu o ungüento sobre a cabeça de Yaohushua, ungiu seus pés e secou-os com os cabelos de sua cabeça.
Então disse um entre eles, Judas Iscariotes, que estava para traí-lo: “Por que este desperdício de ungüento, que podia ser vendido por trezentos pence e dado aos pobres?” E isto ele disse, não porque ele se preocupasse dos pobres, mas porque estava tomado de ciúmes e ganância, e tinha uma bolsa e relevava o que fora posto ali. E eles murmuravam contra ela.
E Yaohushua disse: “Deixai-a apenas, por que a perturbais? Porque ela fez tudo o que podia; verdadeiramente ela realizou um bom trabalho sobre mim. Tereis os pobres sempre convosco, mas a mim não tereis sempre. Ela ungiu meu corpo para o dia de meu funeral.
“E verdadeiramente vos digo: onde assim sempre este Evangelho for pregado em todo o mundo, a história do que ela fez, por um memorial dela, será contada.”
Então Satanás entrou no coração de Judas Iscariotes e ele seguiu seu caminho, e tratou com o sacerdote principal e os capitães como podia traí-lo. E eles estavam felizes e aliaram-se a ele por trinta peças de prata, o preço de um escravo, e ele comprometeu-se com eles e depois procuraria oportunidade para traí-lo.
E naquele momento Yaohushua disse para seus discípulos: “Pregai para todo o mundo, dizendo: ‘Esforçai-vos por receber os mistérios da luz e entrar no reino da luz, porque agora é o tempo aprovado e agora é o dia da salvação’.”
“‘Não desperdiceis dia após dia, ciclo após ciclo e eon[55] [LS131] após eon, na crença de que, quando retornardes a este mundo, sereis bem sucedidos em ganhar os mistérios e entrar no reino da luz.
“Porque não sabeis quando o número de almas aperfeiçoadas será completado e, então, os portões do reino da luz serão fechados e, daí em diante, ninguém será capaz de ir ali, nem ninguém sair.
“’Esforçai-vos para que possais entrar enquanto a chamada é feita, até o número de almas aperfeiçoadas ser selado e completado, e a porta, fechada’”.


Yaohushua Ensina Novamente Seus Discípulos

Novamente Yaohushua os ensinou, dizendo: “Deus ergueu testemunhas para a verdade em cada nação e em cada era, para que todos pudessem conhecer a vontade do Eterno e cumpri-la, após isto, entrar no reino, ser regentes e trabalhadores com o Eterno.
“Deus é poder, amor e sabedoria e esses três são um. Deus é verdade, bondade e beleza e esses três são um.
“Deus é justiça, conhecimento e pureza e esses três são um. Deus é generosidade, compaixão e santidade e esses três são um.
“E essas quatro tríades são um na deidade oculta, o perfeito, o infinito, o único.
“Da mesma maneira, em cada homem que é perfeito há três pessoas: aquela do filho, aquela do esposo e aquela do pai, e essas três são um.
“Assim, em cada mulher que é perfeita há três pessoas: aquela da filha, aquela da esposa e aquela da mãe, e essas três são um; e o homem e a mulher são um, ainda como Deus é um.
“Assim é com Deus, o Pai-Mãe em quem não há[LS132]  macho, nem fêmea e  que é ambos, e cada um é triplo, e todos são um na unidade oculta.
“Não vos maravilheis disso, porque como é em cima, assim é embaixo, e como é embaixo, assim é em cima, e o que está sobre a terra é assim porque é assim no céu.
“Novamente digo a vós: eu e minha noiva somos um, ainda como Maria Madalena, que escolhi e santifiquei para mim como um símbolo, é uma comigo; eu e minha congregação somos um. E a congregação é a eleita da humanidade para a salvação de todos.
“A congregação do primogênito é a Maria de Deus. Assim diz o Eterno: ‘Ela é minha mãe e ela me gerou e me concebeu como seu filho em cada era e região. Ela é minha noiva, sempre uma em santa união comigo, seu esposo. Ela é minha filha, porque ela sempre emanou e procedeu de mim, seu pai, regozijando-se em mim.’
“E essas duas tríades são um no Eterno e são manifestadas em cada homem e cada mulher que são feitos perfeitos, sempre sendo nascidos de Deus e regozijando-se na luz, sempre sendo elevados e feitos um com Deus, sempre gerando e concebendo Deus para a salvação de muitos.
“Este é o mistério da trindade na humanidade e, sobretudo, em cada filho individual do homem deve ser cumprido o mistério de Deus, sempre testemunhando a luz, sofrendo para a verdade, ascendendo ao céu, e enviando a Ruach da verdade. E este é o caminho da salvação. Porque o reino de Deus está dentro.” E alguém disse: “Mestre, quando virá o reino?” E ele respondeu e disse : “Quando o que está fora for como o que está dentro, e o que está dentro for como o que está fora, e o macho com a fêmea, nem macho, nem fêmea, mas dois em um. Aqueles que têm ouvidos para ouvir ouçam”.


Entrada em Jerusalém

Ora, no primeiro dia da semana, quando se aproximaram de Jerusalém, Betage e Betânia, no Monte das Oliveiras, ele enviou dois de seus discípulos e disse-lhes: "Segui vosso caminho à aldeia adiante de vós e, tão logo tiverdes entrado nela, encontrareis um asno amarrado, sobre o qual nenhum homem sentou; libertai-o e trazei-o para mim
“E se alguém vos disser: “por que fazeis isto”? Dizei que o Senhor tem necessidade dele e, incontinente, eles o enviarão para cá.
E eles seguiram seu caminho e encontraram o asno amarrado no lugar onde dois caminhos se encontram e desamarraram-no. E certos deles que se encontravam ali disseram a eles: “O que estais fazendo desamarrando o potro”? E eles disseram a eles o que Yaohushua havia ordenado. E eles os deixaram ir.
Eles trouxeram o asno para Yaohushua e lançaram suas vestes sobre ele, e ele sentou-se sobre o asno. E muitos semearam suas vestes sobre o caminho, e outros cortaram ramos de árvores e os espargiram no caminho.
E aqueles que o precediam e aqueles que o seguiam clamavam, dizendo: "Hosana, bem aventurado és tu que vens em nome de Iaohu-ul[56][LS133] ; bem aventurado é o reino de nosso ancestral Davi e bem aventurado és tu que vens em nome do altíssimo, Hosana no altíssimo"
E Yaohushua entrou em Jerusalém e no templo e, quando olhou por sobre todas as coisas, ele falou esta parábola para eles, dizendo:
"Quando o Filho do homem vem em sua glória e todos os santos anjos com ele, então ele sentará no trono de sua glória. E diante dele serão reunidas todas as nações e as separará uma das outras, como um pastor divide suas ovelhas dos cabritos. E ele colocará suas ovelhas no seu lado direito, mas os cabritos no esquerdo.
"Então o rei dirá a elas no lado direito:’Vinde, sede abençoadas por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Porque eu estava faminto e me destes alimento; estava sedento e me destes de beber; era um estrangeiro e me abrigastes, nu e me vestistes; estava doente e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’.
"Então os justos lhe responderão: ’Senhor, quando nós te vimos faminto e te alimentamos? Ou sedento e te demos de beber? Quando nós te vimos um estrangeiro e te abrigamos? Ou nu e te vestimos? Ou quando te vimos doente, ou na prisão, e viemos a ti?’
"E o rei respondeu e disse a elas: 'Eis que me manifesto a mim mesmo para vós em todas as formas criadas; e digo a vós: assim como fizestes para o menor destes meus irmãos, fizestes a mim.’
"Então ele dirá também para eles, em seu lado esquerdo: ‘Afastai-vos de mim, almas perversas, e entrai nos fogos eternos que preparastes para vós mesmas, até que sejais purificadas sete vezes e limpas de vossos pecados.
“Porque eu estava faminto e vós não me alimentastes; estava sedento e não me destes de beber; fui um estrangeiro e não me abrigastes, nu e não me cobristes, doente e na prisão e não me visitastes.’
"Então elas também responderão, dizendo: 'Senhor, quando te vimos faminto ou sedento, ou um estrangeiro, ou nu, ou na prisão, e não te servimos?’
“Então ele lhes responderá, dizendo: ‘Eis que eu me manifesto a mim mesmo para vós em todas as formas criadas. Visto como vós não fizestes para o menor destes, meus irmãos, não o fizestes para mim.’
"E o cruel e o sem amor irão ao açoitamento por eras e, se não se arrependerem, serão totalmente destruídos; mas os justos e os misericordiosos entrarão na vida e paz sem fim."   


O Chefe de Família e os Agricultores

E Yaohushua disse: “Ouvi outra parábola. Havia um certo chefe de família que plantou um vinhedo e cercou-o em toda a sua volta; estabeleceu uma prensa de uvas nele, construiu uma torre, entregou-a aos agricultores e foi para um distante país.
“E, quando o tempo dos frutos maduros aproximou-se, ele enviou seus servos aos agricultores, para que eles recebessem os frutos dele. E os agricultores tomaram seus servos e feriram um, apedrejaram outro e mataram outro.
“Novamente, ele enviou outros servos, mais honrados que os primeiros, e eles fizeram a estes de forma semelhante. Mas, no fim de tudo, ele enviou a eles seu próprio filho, dizendo: ‘Eles reverenciarão meu filho’.”
“Mas quando os agricultores viram o filho, eles disseram entre si: ‘Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apropriemo-nos de sua herança.’ E eles o pegaram e o lançaram fora do vinhedo, e o assassinaram.
“Quando o senhor do vinhedo vier, o que fará para aqueles agricultores?” Eles disseram-lhe: “Ele miseravelmente destruirá aqueles malvados e deixará seu vinhedo para outros agricultores, que lhe renderão os frutos em suas estações.”
Yaohushua disse-lhes: “Nunca lestes nas escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, a mesma torna-se o topo da pirâmide?’ Este é o procedimento do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos?
“Portanto, digo eu a vós: “O reino de Deus será tomado de vós e dado a uma nação, gerando os frutos ali. E quem desta maneira lançar-se sobre esta pedra será quebrado, mas sobre quem desta maneira, portanto, ela cair, os moerá a pó”.
E quando o sacerdote principal e os fariseus tinham ouvido suas parábolas, perceberam que ele falava deles. Mas quando eles quiseram deitar mãos sobre ele, temeram a multidão, porque eles o tomavam por um profeta.
E os discípulos perguntaram-lhe depois o significado da parábola e ele disse a eles: “O vinhedo é o mundo, os agricultores são os vossos sacerdotes e os mensageiros são os servos da boa lei e os profetas.
“Quando os frutos de seu trabalho são requeridos dos sacerdotes, nenhum é dado, mas eles tratam vilmente os mensageiros que ensinam a verdade de Deus, assim como eles fizeram desde o princípio.
“E quando o Filho do Homem vem, ainda o Mashiakh de Deus, eles se reúnem contra o Santo e o assassinam, e o lançam do vinhedo, porque não trabalharam as coisas do espírito, mas procuraram seu próprio prazer e ganho, rejeitando a santa lei.”
“Tivessem eles aceitado o Ungido, que é a pedra angular e o topo, isto seria bem com eles e o edifício teria permanecido, ainda como o templo de Deus habitado pelo espírito.
“Mas o dia virá em que a lei que eles rejeitaram tornar-se-á o topo, vista por todos, e aqueles que tropeçam nela serão quebrados, [LS134] e aqueles que persistem em sua desobediência serão feitos em pedaços.
“Porque, para alguns dos anjos, Deus deu dominação sobre o andamento deste mundo, encarregando-os de reger em sabedoria, em justiça e em amor. Mas eles negligenciaram os mandamentos do altíssimo e se rebelaram contra a boa ordem de Deus. Então crueldade, sofrimento e tristeza entraram no mundo, até o tempo em que o mestre retorne, tome posse de todas as coisas e chame seus servos para o acerto.”
E ele falou outra parábola, dizendo: “Um certo homem tinha dois filhos e ele veio ao primeiro e disse: ‘Filho, trabalha todos os dias em meu vinhedo.’ E ele respondeu e disse: ‘Não irei’. Mas depois ele se arrependeu e foi. E ele veio para o segundo e falou-lhe da mesma forma, e ele respondeu e disse: ‘Eu vou, Senhor’. Mas [LS135] não foi. Qual dos dois fez a vontade de seu pai?”
Eles disseram a ele: “O primeiro”. Yaohushua disse-lhes: “Eu digo a vós que os publicanos e pecadores vão ao reino de Deus antes de vós. Porque João veio a vós no caminho da justiça e não acreditastes nele, mas os cobradores de impostos e os pecadores acreditaram nele; e vós, após verdes isto, não vos arrependestes logo, para que pudésseis crer nele”.
E o Senhor reuniu todos os seus discípulos em um certo lugar. E disse-lhes: “Podeis fazer perfeição aparecer de dentro daquilo que é imperfeito? Podeis trazer ordem de dentro da desordem?” E eles disseram: “Senhor, não podemos.”
E ele os colocou de acordo com o número de cada, em uma ordem quadrangular, cada lado faltando um dos doze; e isto ele fez, sabendo quem o trairia (que seria contado como um deles pelos homens, mas não era deles).
O primeiro na sétima linha de cima no meio, e o último na sétima de baixo, e aquele que não era nem primeiro, nem último, ele fez o centro de todos e o resto de acordo com a ordem divina ele os localizou, cada um encontrando seu próprio lugar; assim, aqueles que estavam acima eram ainda como aqueles que estavam embaixo, e aqueles que estavam embaixo, como aqueles que estavam acima; e o lado esquerdo era igual ao lado direito; e o lado direito totaliza o esquerdo, de acordo com a soma dos seus números.
E ele disse: “Vedes como vos situais? Eu disse a vós. De maneira semelhante é a ordem do reino e o um, que rege todos, está em seu meio; e ele é o centro e com ele são os cento e vinte, os eleitos de Israel; e após eles vêm os cento e quarenta e quatro mil, os eleitos dos gentios, que são seus irmãos.”


O Mashiakh Interior, a Ressurreição e a Vida

Quando Yaohushua sentou-se a oeste do templo com seus discípulos, eis que ali passou alguém carregando um morto, para o enterro, e um deles disse a ele: "Mestre, se um homem morre, viverá novamente?”
Ele respondeu e disse: "Eu sou a ressurreição e a vida, sou o bem, a beleza, a verdade; se um homem acredita em mim não morrerá. Bem aventurados são os mortos que morrem em mim, e são feitos perfeitos à minha imagem e semelhança, porque descansarão de seus esforços, e suas obras os seguirão. Eles venceram o mal e são edificados pilares no templo de meu Deus, e não voltam mais, porque seu descanso é no Eterno.
“Para aqueles que não fazem o bem não há descanso, mas eles vão e vêm, e sofrem correção por eras, até serem aperfeiçoados. Mas para aqueles que fizeram o bem e atingiram a perfeição há um descanso sem fim e vão para a vida eterna. Eles descansam no Eterno.
“Sobre eles, a morte repetida e o nascimento não têm poder; para eles, a roda da eternidade não gira mais, porque atingiram o centro, onde está o descanso eterno, e o centro de todas as coisas é Deus”.
E um de seus discípulos perguntou-lhe: "Como pode um homem entrar no reino?" E ele respondeu e disse: "Se não fizeres o de baixo como o de cima, o da esquerda como o da direita, e o de trás como o da frente, entrando no centro e passando ao espírito, não entrareis no reino de Deus."
E também disse: "Não acrediteis que algum homem é totalmente sem falta, porque ainda entre os profetas e aqueles que foram iniciados na unção a palavra de equívoco foi encontrada. Mas há uma multidão de erros que são cobertos pelo amor."
E agora, então, o anoitecer veio, ele foi para Betânia com os doze. Porque Lázaro, Maria e Marta, que ele amava, viviam ali.
E Salomé veio a ele e lhe perguntou, dizendo: ”Senhor, por quanto tempo a morte terá poder?" E ele respondeu: "Tanto quanto vós, homens, infligirem opressões, e vós, mulheres, conceberem; e para esse propósito eu estou vindo, para pôr fim às obras do negligente."
E Salomé disse-lhe: "Então fiz bem em não conceber. " E o Senhor respondeu e disse: " Come de cada pastagem que é boa, mas aquilo que tem o amargo da morte, não comas. E quando Salomé perguntou quando aquelas coisas que tinha inquirido seriam conhecidas, o Senhor disse: "Quando pisares as vestes da vergonha e te levantares acima do desejo; quando dois se tornarem um, e o macho com a fêmea não forem nem macho nem fêmea."
E, novamente, a outro discípulo que perguntou-lhe ‘Quando todos obedecerão à lei?’, Yaohushua disse: "Quando a Ruach de Deus preencher toda a terra e cada coração de homem e mulher.
      “Lancei a lei na terra, tomei raízes e produzi no devido tempo doze frutos para a nutrição de todos. Lancei a lei na água e ela se purificou de toda corrupção do mal. Lancei a lei no fogo e o ouro foi purgado de toda escória.  Lancei a lei no ar, e ele se fez vivo pela Ruach do vivente, que preenche todas as coisas e habita em cada coração."
      E muitas outras semelhantes palavras ele falou para aqueles que tinham ouvidos para ouvir e uma mente compreensiva. Mas para a multidão eram obscuras palavras. 


Yaohushua Repreende Pedro por sua Precipitação

Ora, no dia seguinte eles estavam vindo de Betânia, Pedro estava faminto e notou uma figueira ao longe, com folhas. Aproximou-se, esperando encontrar frutos na árvore, mas[LS136]  quando se aproximou, não encontrou mais do que folhas, porque não era tempo para os figos ainda.
E Pedro ficou encolerizado e disse a ela: "Amaldiçoada árvore, nenhum homem comerá frutos de ti, desde agora para sempre". E alguns dos discípulos ouviram isto.
E, no dia seguinte, quando Yaohushua e seus discípulos passavam por ali, Pedro disse a Yaohushua: "Mestre, olha a figueira que eu amaldiçoei: está verde e florescendo. Por que minha maldição não se realizou?"
Yaohushua disse a Pedro: "Não sabes de qual espírito vieste. Por que amaldiçoaste aquilo que Deus não amaldiçoou?" E Pedro disse: "Eis que, Senhor, eu estava faminto e encontrei folhas e nenhum fruto; fiquei encolerizado e amaldiçoei a árvore".
E Yaohushua disse: "Filho de Jonas, não sabes que não é época de figos ainda? Vês o cereal que está no campo, que cresce de acordo com sua natureza: primeiro as folhas brotam, então o talo, então a espiga. Ficarias colérico, se chegasses ao tempo do tenro broto, ou do talo, e não encontrasses o cereal na espiga? E amaldiçoarias a árvore, que, cheia de botões e flores, ainda não tivesse fruto?
"Verdadeiramente, Pedro, digo-te, um de meus doze me negará três vezes, no temor e cólera, com maldições, e jurará que não me conhece; e os demais me abandonarão por uma estação.
“Mas tu te arrependerás e entristecerás amargamente, porque em teu coração me amas, e serás como um altar de doze pedras lavradas e uma testemunha para meu nome. E sereis como servos dos servos [LS137] e vos darei as chaves da congregação. Alimentareis minhas ovelhas e meus cordeiros e sereis meus vice-regentes [LS138] sobre a terra.
"Mas ali se erguerão homens, entre aqueles que vos [LS139] sucederão, alguns que verdadeiramente me amam, ainda como vós, que, sendo temerários, insensatos e impacientes, amaldiçoarão aqueles a quem Deus não amaldiçoou e os perseguirão em sua ignorância, porque ainda não podem encontrar neles os frutos que procuram.
"E outros, sendo amantes de si próprios, farão aliança com os reis e regentes do mundo e procurarão poder terreno, riquezas e dominação, e levarão à morte, pelo fogo e pela espada, aqueles que procuram a verdade e, conseqüentemente, são verdadeiramente meus discípulos.
"E, naqueles dias, eu, Yaohushua, serei crucificado novamente e exposto à vergonha pública, por esses que professam fazer estas coisas em meu nome. E Pedro disse: "Seja isto longe de ti, Senhor”.
E Yaohushua respondeu: "Como serei pregado na cruz, assim também minha congregação, naqueles dias, porque ela é minha noiva e uma comigo. Mas dia virá em que estas trevas se dissiparão e a verdadeira luz brilhará.
"E alguém sentará em meu trono, que será um homem de verdade e bondade e poder, e ele será cheio de amor e sabedoria, além de todos os outros, e regerá minha congregação por um quádruplo de doze e por setenta e dois, como antigamente, e somente aquilo que é verdade ele ensinará.
"E minha congregação [LS140] será repleta de luz e dará luz para todas as nações da terra, e haverá um pontífice sentado sobre seu trono como um rei e sacerdote.
“E minha Ruach estará sobre ele, e seu trono persistirá e não será abalado,  porque será  fundado em amor, verdade e eqüidade, e a luz virá para ele e sairá dele para todas as nações da terra, e a verdade os fará livres”.


 A Purificação do Templo

E a páscoa dos judeus[57] estava próxima e Yaohushua foi novamente de Betânia a Jerusalém. Ele encontrou, abancados no templo, aqueles que vendiam gado, ovelhas, pombas e os cambistas.
E, tendo ele feito um chicote de sete cordas, os enxotou todos do templo e desamarrou as ovelhas, o gado, as pombas; e expulsou os cambistas e virou as mesas.
E disse-lhes: “Levai estas coisas daqui; não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio. Não está escrito: ‘Minha casa é uma casa de oração, para todas as nações’? Mas a fizestes um covil de ladrões e a enchestes com toda espécie de abominações”.
E ele não permitia que qualquer homem carregasse qualquer vasilha de sangue através do templo, ou que algum animal fosse morto. E os discípulos relembraram o que está escrito: ’O zelo por tua casa me consumiu’. 
Então os judeus responderam: “Que sinal nos manifestas, fazendo estas coisas?” Yaohushua respondeu: “Novamente vos digo: destruí este templo e, em três dias, eu o reconstruirei”.
Então disseram os judeus: “Foram necessários cinqüenta e seis anos[58] para construir este templo e tu o reconstruirias em três dias?” Mas ele falava do templo de seu corpo.
Quando, portanto, ele ressuscitou da morte, seus discípulos relembraram que ele lhes havia dito isto; e eles acreditaram na escritura e na palavra que Yaohushua tinha dito.
Mas os escribas e os sacerdotes viram e ouviram, ficaram estupefatos e procuravam como destruí-lo, porque eles o temiam, vendo que todo o povo estava atento às suas doutrinas.
E, quando veio a noite, ele saiu da cidade. Porque pelo dia ele ensinava no templo e, à noite, saía e habitava no Monte das Oliveiras; e o povo vinha cedo de manhã para ouvi-lo nos pátios do templo.
Ora, quando ele estava em Jerusalém, na páscoa, muitos acreditaram em seu nome, vendo os milagres que ele fez.
Mas Yaohushua não se colocava sob o poder deles[LS141] , porque Ele conhecia todos os homens e não necessitava de ninguém para testificar sobre o homem; porque ele conhecia o que estava no homem.
E Yaohushua, vendo que a páscoa estava próxima, enviou dois de seus discípulos, para que eles preparassem a Sala Elevada, onde ele desejava comer com seus doze, e comprar aquelas coisas que eram necessárias para a festa que ele planejava depois disso.


As Muitas Moradas na Casa Única

E quando Yaohushua sentou-se com seus discípulos no jardim do Gethsemane, ele lhes disse: "Não deixeis vosso coração ser perturbado; acreditai em Deus, acreditai também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu não vos teria contado. Vou para vos preparar um lugar. E se eu for e preparar um lugar para vós, virei novamente e vos receberei em mim mesmo, para que onde eu estiver, ali possais estar também. E, aonde sempre eu vou, sabeis, e o caminho conheceis."
Tomé disse a ele: "Senhor, nós não sabemos aonde vais; assim, como podemos conhecer o caminho?" Yaohushua disse a ele: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, nenhum homem vem ao Todo-Pai a não ser por mim. Se tivésseis me conhecido, deveríeis ter conhecido meu Pai também; e dali conheceríeis e veríeis meu Pai."
Felipe disse a ele: "Senhor, mostra-nos o Todo-Pai e será suficiente para nós". Yaohushua lhe disse: "Estive convosco um longo tempo e ainda não me vistes e não me conhecestes, Felipe? Aquele que me viu, viu o Todo-Pai; e como dizes: 'Mostra-nos o Todo-Pai?' Não acreditas que eu estou no Todo-Pai e o Todo-Pai, em mim? As palavras que vos falei não vos falei de mim mesmo, mas do Todo-Pai, que habita em mim e faz as obras.
"Acredita-me: eu estou no Todo-Pai e o Todo-Pai, em mim; ou, se não, acredita-me por causa das obras perfeitas. Em verdade, em verdade vos digo: aqueles que acreditam em mim também farão as obras que faço; e maiores obras do que estas farão, porque vou para o meu Pai."
E o que desta maneira, portanto, pedires [LS142] em meu nome, eu o farei, para que o Todo-Pai possa ser glorificado no Filho e Filha do Homem. Se pedires qualquer coisa em meu nome, eu o farei.
"Se me amais, tomai meus mandamentos. E eu orarei ao Todo-Pai, que vos dê outra confortadora, para habitar convosco para sempre, ainda a Ruach da verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não a vê, nem a conhece, mas vós conheceis; porque a Ruach habita convosco e estará em vós.
"Não vos deixarei desolados; eu virei para vós. Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis. Porque eu vivo e vós vivereis também. Por causa daquele dia, sabereis que estou em meu Pai e vós, em mim e eu, em vós".
"Aqueles que têm meus mandamentos e os tomam, estes são aqueles que me amam; e aqueles que me amam serão amados por meu Pai, e eu os amarei e me manifestarei a eles".
Judas (não o Iscariotes) disse a ele: "Senhor, como é que tu te manifestarás para nós e não para o mundo?" Yaohushua lhe disse: "Se alguém me ama, tomará minhas palavras; e o Santo os amará, virá para eles e fará habitação com eles.
 "Aqueles que não me amam não tomam meus ensinamentos; a palavra que ouvis não é minha, mas do Todo-Pai, que me enviou. Estas coisas vos tenho dito estando ainda presente convosco. Mas a confortadora, que é minha mãe, a santa sabedoria, a quem o Pai enviará em meu nome, ela vos ensinará todas as coisas e trará todas as coisas para vossa recordação, tudo o que vos tenho dito .
"A paz eu deixo convosco. Minha paz vos dou; não como o mundo dá, eu a dou a vós. Não deixeis vosso coração ser perturbado, nem o deixeis estar temeroso. Ouvistes como disse a vós: eu partiria e viria novamente para vós. Se me amais vos regozijaríeis, porque eu disse: ‘Eu vou para o Todo-Pai’; porque o Todo Pai é maior do que eu.
"E agora eu vos disse antes que aconteça, para que, quando vier a acontecer, possais acreditar. Daqui por diante, não falarei muito convosco; porque o príncipe deste mundo vem e não tem nada em mim."
"Mas, para que o mundo possa saber que amo o Todo-Pai, como o Todo-Pai deu-me mandamentos, desta forma eu cumpro, ainda até o fim".


A Videira Verdadeira

Após estas coisas Yaohushua falou, dizendo a eles: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o vinicultor[LS143] . Cada ramo que não gera fruto é  eliminado; cada ramo que produz fruto é limpo, para que possa produzir mais fruto.
"Permanecei em mim e eu em vós, [LS144] pois o ramo não pode gerar fruto por si mesmo, a não ser que permaneça em mim. Eu sou a árvore, vós sois os ramos; quem assim permanecer em mim e eu, neles, estes produzirão muito fruto; porque sem mim não podeis fazer nada.
"Aqueles que não permanecem em mim serão rejeitados como ramos inúteis e murcharão; e os homens os juntarão e os lançarão no fogo, e eles serão queimados. Se permaneceis em mim e minhas palavras permanecerem em vós, podeis pedir o que desejardes e será feito para vós.
"Verdadeiramente, eu sou o pão verdadeiro, que vem do céu, ainda a substância de Deus que é uma com a vida de Deus. E, como muitos grãos estão em um pão, assim sois vós, que credes e fazeis a vontade de meu Pai, um em mim. Não como vossos ancestrais, que comeram maná e estão mortos; mas aqueles que comem este pão viverão para sempre.
"Como o trigo é separado da palha, assim deveis vós ser separados das falsidades do mundo; ainda não deveis retirar-vos do mundo, mas viver separados no mundo, para a vida do mundo.
"O trigo é tostado pelo fogo; assim deveis vós, meus discípulos, passar por tribulações. Mas regozijai-vos, porque, tendo sofrido comigo como um corpo, reinareis comigo em um corpo e dareis vida ao mundo.
"Ali é meu Pai glorificado, para que gereis muito fruto; assim sereis meus discípulos. Como o Todo-Pai amou-me, assim vos amei; continuai em meu amor. Se tomais meus mandamentos, permanecei em meu amor; ainda como tenho tomado os mandamentos de meu Pai e permanecido no espírito de amor.
"Estas coisas vos falei, para que meu júbilo possa permanecer em vós e para que vosso júbilo possa ser completo. Este é o meu mandamento: que ameis uns aos outros, como vos tenho amado. Maior amor não tem o homem do que este: que o homem entregue sua vida por seu amigo. Sois meus amigos, se fazeis [LS145] tudo quanto vos ordenei.
"Por isso, eu não vos chamo servos; porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas vos chamei amigos; porque todas as coisas que ouvi de meu Pai eu vos fiz conhecer e determinei a vós, para que possais prosseguir e produzir fruto, e para que vosso fruto permaneça; para que, assim, tudo o que pedirdes ao Todo-Pai em meu nome, possais receber."
Estas coisas eu vos determino: que ameis uns aos outros e todas as criaturas de Deus. Se o mundo vos odeia, sabei que ele me odiou antes de vos odiar. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria seu semelhante; mas porque não sois do mundo, pois eu vos separei do mundo, [LS146]  o mundo vos odeia.
Lembrai a palavra que vos disse: o servo não é maior do que seu senhor. Se eles me perseguiram, também vos perseguirão; se tomaram minhas palavras, tomarão as vossas também. Mas todas estas coisas eles vos farão por causa de meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
"Se eu não tivesse vindo e falado a eles, não teriam pecado; mas agora eles não têm disfarce para o seu pecado. Aqueles que me odeiam, odeiam a meu Pai também. Se eu não tivesse feito entre eles as obras que nenhum outro homem fez, eles não teriam tido pecado; mas agora têm; viram e odiaram a mim e a meu Pai. Mas isto acontece para que a palavra que está escrita na lei possa ser cumprida: 'Eles me odiaram sem motivo'.
"Mas, quando a confortadora vier, a quem eu vos enviarei de meu Todo-Pai, ainda a Ruach da verdade, que procede do Pai e da Mãe, esta testificará de mim; e vós também dareis testemunho, porque estivestes comigo desde o início."


Yaohushua Prediz Perseguições

"Estas coisas vos falei para que estejais prevenidos. Eles vos expulsarão das sinagogas; verdadeiramente, o tempo vem em que qualquer um que vos mate pensará que o faz a serviço de Deus.
"Mas estas coisas eu vos disse para que, quando vier o tempo, possais lembrar que vos falei delas. E estas coisas eu não vos disse no início, porque estava convosco. Mas agora eu sigo o meu caminho para meu Pai, que me enviou; e nenhum de vós me perguntará: ’Para onde estás indo?’ Mas porque disse estas coisas para vós, o pesar encheu o vosso coração.
"Todavia eu vos falo a verdade. É proveitoso para vós que eu vá embora, porque, se eu não for embora, a Confortadora não virá para vós, mas se eu partir enviarei a minha Ruach para vós. E quando a Ruach vier, o mundo será censurado por pecado, justiça e julgamento.
"Por pecado, porque eles não acreditam em mim; por justiça, porque vou para meu Pai e vós não me vereis daí em diante; por julgamento, porque o príncipe deste mundo é julgado.
"Tenho muitas coisas ainda para vos dizer, mas não podeis ouvi-las agora. Como será quando a Ruach da verdade vier? Ela vos guiará em toda a verdade e vos mostrará coisas por vir, e me glorificará, porque ela receberá de mim e a[LS147]  mostrará para vós.
"Todas as coisas que meu Pai tem são minhas, por isso eu disse que a Confortadora tomará de mim e as [LS148] mostrará para vós. Um pouco mais, e não me vereis; e novamente um pouco mais, e me vereis. Porque eu vou para o Todo-Pai”. Então disse um dos discípulos entre eles: “O que ele está dizendo para nós, ’Um pouco mais, e não me vereis; e novamente, um pouco mais, e me vereis; e pelo motivo que eu vou para o Todo Pai?’”
Ora, Yaohushua sabia que eles queriam perguntar-lhe, e disse a eles: "Estais vós perguntando um ao outro o que eu disse? Um pouco mais, e não me vereis; e novamente um pouco mais, e vós me vereis? Verdadeiramente, eu vos digo que chorareis e lamentareis, mas o mundo se regozijará; e estareis tristes, mas a vossa tristeza será transformada em júbilo.
"Uma mulher, quando está em trabalho de parto, tem pesar, porque sua hora chegou; mas tão logo libera o filho, não se lembra da angústia, pela alegria de que um homem nasceu no mundo. E agora, portanto, tendes tristeza; mas eu vos verei novamente, vosso coração se regozijará e vossa alegria não será tomada por nenhum homem.
"E naquele dia não me pedireis nada. Em verdade, em verdade vos digo: o que desta maneira, portanto, pedirdes a meu Pai, em meu nome, recebereis. Antes deste momento não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis, para que vossa alegria possa ser completa. Estas coisas vos tenho falado em provérbios, mas o tempo vem em que não vos falarei em mistério, mas vos mostrarei claramente do Todo-Pai.
"E naquele dia pedireis em meu nome; e não vos digo que orarei a meu Pai por vós, porque o Todo-Pai em verdade vos ama, pois vós me amastes e acreditastes que vim de Deus. Eu venho de Deus e vim para o mundo; novamente eu deixo o mundo e vou para meu Deus."
Seus discípulos lhe disseram: "Eis que agora falas claramente e não um mistério. Agora estamos certos de que conheces todas as coisas e não necessitas de qualquer homem para te pedir; por isto nós acreditamos que tu vieste de Deus."
Yaohushua lhes respondeu: "Acreditais agora? Eis que a hora vem, verdadeiramente agora é chegada, em que sereis dispersados, cada homem para a sua própria casa, e me deixareis sozinho; e ainda não estou sozinho, porque meu Pai está comigo.
 “Estas coisas vos falei, para que em mim possais ter paz. No mundo tereis tribulação; mas sede de bom ânimo: eu venci o mundo. Levantai, vamo-nos daqui”.


A Última Ceia Pascal

E, à noite, o Mestre entrou na casa; havia reunido consigo os doze e seus companheiros: Pedro e Jacó, Tomé e João, Simão e Mateus, André e Natanael, Jaime e Tadeu, Jude e Felipe e seus companheiros (e estava também Judas Iscariotes, que pelos homens foi nomeado com os doze, até  o tempo em que será revelada[59]).
E eles estavam todos trajados com vestimentas de linho branco, puro e limpo, porque o linho é a justiça dos santos; e cada um tinha a cor de sua tribo. Mas o Mestre estava trajado em seu puro manto branco, sobre tudo, sem mancha.
E ali se levantou contenda entre eles, sobre qual deles seria tomado em mais alta estima; entretanto ele lhes disse: "Aquele que é o maior entre vós seja como aquele que serve."
E Yaohushua disse: "Com paixão desejei comer esta páscoa convosco antes de sofrer e para instituir o memorial de minha oblação, para o serviço e a salvação de todos. Porque, eis que a hora vem em que o Filho do Homem será traído pelas mãos dos pecadores."
E um dos doze disse a ele: "Senhor, sou eu?" E ele respondeu: "Aquele para quem eu der o pão embebido, o mesmo é ele."
E Iscariotes disse a ele: Mestre, eis o pão não levedado, o vinho misturado, o óleo e as ervas, mas onde está o cordeiro que Moisés ordenou"? (Porque Judas tinha comprado um cordeiro, mas Yaohushua tinha proibido que ele fosse morto).
E João falou em espírito, dizendo: "Eis o cordeiro de Deus, o bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas." E Judas estava perturbado diante dessas palavras, porque sabia que o trairia. Mas novamente Judas disse: "Mestre, não está escrito na lei que um cordeiro deve ser morto para a páscoa dentro dos portões?"
E Yaohushua respondeu: "Se eu sou erguido na cruz, então verdadeiramente o cordeiro será morto; mas ai daquele pelo qual ele é entregue nas mãos dos assassinos: seria melhor para ele não ter nascido."
"Porque, digo-vos, para este fim vim ao mundo: para que eu possa pôr fim em todas as oferendas de sangue e no comer da carne dos animais e dos pássaros que são mortos pelos homens."
"No início, Deus deu para todos os frutos das árvores, as sementes e as ervas por alimento; mas aqueles que amavam a si mesmos mais do que a Deus ou a seus semelhantes corromperam seus caminhos, trouxeram doenças aos seus corpos e encheram a terra com luxúria e violência."
"Não por derramamento de sangue inocente, portanto, mas por viver uma vida justa, encontrareis a paz de Deus. Chamai-me o Ungido de Deus, e dizeis bem, porque eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
“Caminhai no caminho e encontrareis a Deus. Procurai a verdade e a verdade vos fará livres. Vivei a vida e não vereis a morte. Todas as coisas estão vivas em Deus e o Espírito de Deus preenche todas as coisas.
"Tomai os mandamentos. Amai o vosso Deus com todo o vosso coração e amai o vosso próximo como a vós mesmos. Sobre estes se apóiam toda a lei e os profetas. E a soma da lei é: Não façais para os outros o que não desejais que os outros vos façam; e fazei aos outros o que desejais que os outros vos façam.
"Bem aventurados são os que tomam esta lei, porque Deus está manifest[LS149] ado em todas as criaturas. Todas as criaturas vivem em Deus e Deus está oculto nelas."
Após estas coisas, Yaohushua imergiu o bocado de pão e deu a Judas Iscariotes, dizendo: "O que vais fazer, faze-o rapidamente." Ele, então, tendo recebido o pão embebido, saiu imediatamente[60]; e era noite.
E, quando Judas Iscariotes saiu, Yaohushua disse: "Agora é o Filho do Homem glorificado entre os seus doze e Deus é glorificado nele. E eu vos digo: quem vos recebe, recebe a mim; e quem recebe a mim, recebe o Pai-Mãe que me enviou. Para vós que me seguis na regeneração do eleito, eu preparo um reino semelhante ao que foi preparado para mim, e vós, que fostes fiéis à verdade, sentareis sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel[61].”
E um deles lhe disse: "Senhor, nesta hora restaurarás o reino de Israel?" E Yaohushua disse: "Meu reino não é deste mundo, nem são todos os Israel que são chamados Israel.
"Aqueles que em cada nação não se corrompem a si mesmos com crueldade, mas praticam a justiça, amam a misericórdia, reverenciam todas as obras de Deus e socorrem a todos os que são fracos e oprimidos, estes são os Israel de Deus”.


O Lava Pés. O Novo Mandamento. A Oferenda da Eucaristia.

Terminada a ceia de páscoa, as luzes foram acesas, porque era noite. E Yaohushua ergueu-se da mesa, colocou de lado seu manto, cingiu-se com uma toalha e, colocando água em uma bacia, lavou os pés de cada um do quádruplo de doze. E secou-os com a toalha com a qual estava envolto.
E um deles disse: “Senhor, não deves lavar meus pés.” E Yaohushua disse: “Se eu não os lavar, não tens parte comigo.” E ele respondeu: “Senhor, não somente lava meus pés, mas minha cabeça e minhas mãos.”
E ele lhe disse: “Aqueles que saíram do banho não necessitam que lhes sejam lavados mais do [LS150] os pés, e cada pequena parte estará limpa.”
E então, vestindo a sobre-túnica de puro linho, sem mancha ou mácula, sentou-se à mesa e disse-lhes: “Sabeis o que vos tenho feito? Chamai-me de Senhor e mestre, e então vosso senhor e mestre lavou vossos pés; vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque vos dei este exemplo; o que fiz a vós, fazei também aos outros.
“Um novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros e todas as criaturas de Deus. O amor é o cumprimento da lei. O amor é de Deus e Deus é amor. Quem não ama não conhece a Deus.
“Agora estais purificados através da palavra que vos falei. Se amais uns aos outros e mostrais misericórdia e amor por todas as criaturas de Deus, especialmente por aquelas que são fracas, oprimidas e sofrem injustiça, então todos os homens saberão que sois meus discípulos. Porque toda a terra está repleta de negros lugares de crueldade, com dores e tristeza, pelo egoísmo e pela ignorância do homem.
“Digo a vós: amai vossos inimigos e abençoai quem vos amaldiçoa, e dai-lhes luz para suas trevas, e deixai o espírito de amor habitar em vossos corações e sobejar para todos. E digo mais: amai uns aos outros e toda a criação de Deus.” E, quando terminou, eles disseram: “Bendito seja Deus.”
Então ele ergueu sua voz e eles juntaram-se a ele, dizendo: “Como o cervo vermelho anseia por frescos regatos, assim minha alma anseia por ti, ó Deus.” E, quando terminaram, um deles lhe trouxe um incensário cheio de brasas vivas; e ele lançou incenso ali, o mesmo incenso que sua mãe lhe dera no dia de sua manifestação; e a doçura do odor preencheu a sala.
Yaohushua, então, colocando diante de si uma travessa e atrás dela um cálice, erguendo seus olhos ao céu, deu graças pela bondade de Deus em todas as coisas e para todos, e depois tomou o pão ázimo em suas mãos e o abençoou; da mesma forma, o suco da vinha misturado com água e o abençoou; cantando a invocação do santo nome do sétuplo, chamando o triplo santo Pai-Mãe no céu para enviar a Ruach Santa e fazer o pão ser seu corpo, [LS151] o corpo do Mashiakh, e o fruto da vinha ser seu sangue, o sangue do Mashiakh, para a remissão dos pecados e a vida eterna, para todos os que obedecem ao evangelho.
Então, erguendo a oferenda em direção ao céu, ele disse: “O Filho, que também é a Filha do Homem é erguido da terra, e atrairei para mim todos os homens; então o povo saberá que fui enviado por Deus.”
Estas coisas sendo feitas, Yaohushua falou estas palavras erguendo seus olhos para o céu: “Abba Amma, a hora é chegada; glorifica teu filho para que teu filho possa ser glorificado em ti.
“Verdadeiramente tu me glorificaste; tu encheste meu coração com fogo; tu colocaste luminárias em minha mão direita e em minha mão esquerda, para que nenhuma parte de meu ser esteja sem luz. Teu amor brilhou em minha mão direita e tua sabedoria, em minha esquerda. Teu amor, tua sabedoria e teu poder são manifestados em mim.
“Eu te glorifiquei sobre a terra. Terminei o trabalho que me deste para fazer. Santíssimo, tomei, através de teu nome, os doze e seus companheiros, que me deste, para que eles possam ser um. Enquanto eu estava com eles no mundo eu os tomei em teu nome e nenhum deles se perdeu, porque quem nos abandonou não era um de nós, entretanto eu oro por ele, para que ele possa ser restaurado. Pai-Mãe, perdoa-o, porque ele não sabe o que faz.
“E agora vou para ti, e estas coisas falei no mundo para que eles possam ter a minha alegria realizada neles. Eu lhes dei tua palavra e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
“Não oro para que tu os tomes do mundo, mas para que tu os protejas do mal, enquanto ainda estão no mundo. Santifica-os através de tua verdade. Como tu me mandaste ao mundo, assim também eu os mando ao mundo, e por causa deles eu santifico a mim mesmo, para que eles também possam ser santificados através da verdade.
“Não oro por eles somente, mas por todos os que serão adicionados ao seu número, e para os setenta e dois também, que enviei, verdadeiramente, e para todos os que acreditam na verdade através de tua palavra, para que eles possam ser um como tu, o mais santo, és em mim e eu em ti, e para que eles possam ser também um em ti e que o mundo saiba  que tu me enviaste.
“Santo Pai, também quero, para aqueles que tu me deste, verdadeiramente todos os que vivem, estejam comigo onde eu estou, para que possam partilhar de minha glória, que tu me deste, porque me amaste em tudo, e tudo em mim, desde antes da fundação do mundo.
“O mundo não te conheceu em tua justiça, porém eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste.
“E declarei a eles teu nome para que o amor com que tu me amaste possa estar neles; e para que neles possa sobejar, assim como para todas as tuas criaturas, verdadeiramente, e para todos”. Estas palavras terminadas, todos ergueram suas vozes com ele e oraram como ele os ensinara, dizendo:
“Nosso Pai-Mãe, que estás acima e dentro. Santificado seja teu sagrado nome na dupla trindade. Em sabedoria, amor e equidade, venha o teu reino a todos. Seja feita sempre a tua santa vontade, [LS152] assim no céu como na terra. Dá-nos partilhar diariamente do teu santo pão e do fruto de tua videira viva. Como nós procuramos aperfeiçoar outros, assim aperfeiçoa-nos em teu Mashiakh. Mostra-nos a tua bondade, para que a outros possamos mostrar o mesmo. Na hora da tentação, livra-nos do mal.
“Porque teus são o reino, o poder e a glória, desde o começo sem princípio, agora e para todo o sempre. Amém”.
Então o [LS153] mestre tomou o santo pão e partiu-o, e o suco da vinha também e misturou-os; e, tendo-os abençoado e santificado, lançando um fragmento do pão no copo, abençoou a santa união.
Então deu o pão que tinha abençoado aos seus discípulos, dizendo: “Comei, porque este é meu corpo, o corpo de Mashiakh que é dado para a salvação do corpo e da alma”.
Igualmente deu-lhes do suco da vinha, que tinha abençoado, dizendo a eles: “Bebei, porque este é o meu sangue, o sangue do Mashiakh, que é derramado por vós e por muitos, para a salvação da alma e do corpo”.
E, quando todos tinham partilhado, disse a eles: “Todas as vezes que vos reunirdes em meu nome fazei esta oferenda por um memorial de mim, o pão da vida eterna e o vinho da salvação eterna, e comei e bebei ali com puro coração, e vós recebereis da substância e da vida de Deus, que habita em mim”.
E, quando cantaram um hino, Yaohushua ergueu-se no meio de seus apóstolos e, girando em torno dele, que estava no centro, como uma solene dança, eles regozijaram-se nele. E então ele foi para o Monte das Oliveiras, e seus discípulos seguiram-no.
Ora, Judas Iscariotes foi para a casa de Caifás e disse-lhe: “Eis que ele celebrou a páscoa, dentro dos portões, com matza[62] [LS154] no lugar do cordeiro, [LS155] proibindo que ele fosse morto; e, vede: o homem que eu te trago é testemunha”.
E Caifás rasgou suas roupas e disse: “Verdadeiramente esta é a páscoa da lei de Moisés. Ele fez a obra que é merecedora de morte, porque é uma imensa transgressão da lei. Que necessidade há de mais testemunhas? De fato[LS156]  ainda agora dois ladrões irromperam dentro do templo e roubaram o livro da lei, e este é o fim de seu ensinamento. Digamos estas coisas às pessoas que o seguem para que temam a autoridade da lei”.
E alguém que [LS157] estava com Judas saiu, dizendo para ele: “Pensas que eles o levarão à morte?”
E Judas disse: “Não, porque ele fará algum trabalho poderoso para livrar-se de suas mãos, como na sinagoga de Cafarnaum, quando ergueram-se contra ele e o conduziram à borda do precipício, para lançá-lo abruptamente; e não passou ele em segurança pelo meio deles? Certamente escapará deles agora também, e declarará a si mesmo abertamente e estabelecerá o reino onde falar”.


A Agonia no Jardim

E, ao irem para o Monte das Oliveiras, Yaohushua disse-lhes: “Todos sereis ofendidos por minha causa esta noite; porque está escrito: ‘Atingirei o pastor e as ovelhas do rebanho serão dispersadas.’ Mas após eu ressuscitar, irei adiante de vós à Galiléia”.
Simão respondeu e lhe disse: “Mesmo que todos os homens sejam ofendidos por tua causa, ainda assim eu nunca serei ofendido.” E o Senhor disse: “Simão, Simão, eis que Satanás desejou ter-te, para que possa separar-te como trigo. Mas orei por ti, para que tua fé não falhe; e quando estiveres convertido, fortalece teus irmãos.”
E ele lhe disse: “Senhor, estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte.” E Yaohushua disse: “Eu te revelo, Simão: antes de o galo cantar esta noite, três vezes negarás que me conheces.”
Então Yaohushua veio com eles, tendo cruzado o córrego de Kedron, para o Jardim chamado Gethsemane, e disse a seus discípulos: “Sentai aqui, enquanto eu vou e oro lá.” (Judas também, que o traiu, conhecia o lugar, porque Yaohushua freqüentemente dirigia-se ali com seus discípulos).
Então ele disse-lhes: “Minha alma está demasiadamente triste, até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.”
E ele foi um pouco mais à frente e, prostrando-se sobre si mesmo e orando, disse: “Ó, meu Pai-Mãe, se possível deixa este copo passar de mim; todavia seja não como eu quero, mas como tu queres.”
E um anjo do céu lhe apareceu, fortalecendo-o. E ele veio para os discípulos e encontrou-os adormecidos; disse a Pedro: “O quê? Não podeis vigiar comigo por uma hora?”
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito verdadeiramente está pronto, mas a carne é fraca.”
Ele foi uma segunda vez e orou, dizendo: “Ó, meu Pai-Mãe, se este copo não pode passar de mim, sem que eu o beba, seja feita a tua vontade.”
E, estando em agonia, ele orou mais gravemente; e seu suor era como se fossem grossas gotas de sangue caindo ao chão.
E ele veio e os encontrou adormecidos novamente, porque seus olhos estavam pesados.
E ele deixou-os, foi novamente e orou uma terceira vez, dizendo: “Ó, meu Pai-Mãe, não se faça a minha vontade, mas a tua vontade seja feita, na terra, como é no céu”.
Então ele veio para seus discípulos e disse-lhes: “Dormi agora e descansai; eis que a hora está próxima e o Filho do Homem é traído nas mãos dos pecadores. Levantai, vamos, olhai: está próximo aquele que me trai.”


A Traição de Judas Iscariotes

E veio a suceder que, enquanto Yaohushua ainda falava, veio ali uma multidão e Judas, que era chamado Iscariotes, estava diante deles. Porque Judas, tendo recebido um regimento de homens e oficiais do chefe dos sacerdotes e fariseus[63], veio com lanternas, tochas e armas.
Yaohushua, sabendo todas as coisas que lhe aconteceriam, saiu e disse-lhes: “A quem procurais?” Eles lhe responderam: “Yaohushua de Nazaré”. Yaohushua respondeu: “Eu sou ele”.
E quando eles ouviram aquilo, recuaram e caíram ao chão. E, quando se levantaram, então ele disse novamente: “A quem procurais?” E eles disseram: “Yaohushua de Nazaré”. E Yaohushua respondeu: “Eu vos disse, eu sou ele. Se, portanto, me procurais, deixai estes seguirem seu caminho”.
Ora, aquele que o traiu deu-lhes um sinal, dizendo: “Quem efetivamente eu beijar, aquele mesmo é ele. Agarrai-o rápido”.
E incontinente veio a Yaohushua e disse: “Salve, mestre!” E beijou-o. E Yaohushua lhe disse: “Amigo, por que vieste? É com um beijo que trais o Filho do Homem?”
Então Yaohushua disse ao chefe dos sacerdotes e capitães do templo e aos anciãos que tinham vindo com eles: “Viestes como se fosse para prender [LS158] um ladrão, com espadas e lanças? Quando eu estava convosco diariamente, no templo, não levantastes uma mão contra mim, mas esta é vossa hora e o poder das trevas”.
Então eles vieram e puseram as mãos sobre Yaohushua. E Simão Pedro ergueu sua mão, desembainhou sua espada e atingiu um servo do alto sacerdote, cortando-lhe a orelha.
Então disse Yaohushua a ele: “Coloca tua espada no seu lugar novamente; todos aqueles que tomam da espada perecerão pela espada”. E Yaohushua tocou a [LS159] orelha e o curou.
E ele disse a Pedro: “Pensas que não posso agora orar a meu Pai, que imediatamente me dará mais de doze legiões de anjos? Mas como, então, as escrituras serão cumpridas, como devem [LS160] ser?”
Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram. E aqueles que tinham lançado as mãos sobre Yaohushua conduziram-no a Caifás, o alto sacerdote. Mas eles o trouxeram primeiro a Anás, porque ele era o sogro de Caifás, que era o alto sacerdote naquele ano.
Ora, Caifás foi quem deu conselho aos judeus de que era oportuno um homem morrer pelos pecados do povo.
E os escribas e os anciãos se reuniram, mas Simão, Pedro[LS161] , João e Jude[64] seguiram mais tarde para o palácio do alto sacerdote, e foram e sentaram-se com os servos, para ver o desfecho.
E eles tinham acendido um fogo no meio do pátio e, quando se sentaram juntos, Pedro sentou-se entre eles e aquecia-se; e Simão também sentou-se próximo a ele.
Mas uma certa jovem[LS162] , olhou-o, quando ele sentou-se próximo ao fogo, e gravemente disse: “Este homem estava também com ele”. E ele negou, dizendo: “Mulher, eu não o conheço”.
E, logo mais, outro o viu e disse: “Tu és também deles”. E Simão disse: “homem, eu não sou”.
E, no intervalo [LS163] de uma hora, outro com segurança afirmou, dizendo: “Verdadeiramente este companheiro[65] estava com Yaohushua de Nazaré, porque seu modo de falar o trai”.
E Simão negou pela terceira vez, com um juramento, dizendo: “Eu não conheço o homem”. E, imediatamente, enquanto ele ainda falava, o galo cantou.
E o Senhor voltou-se e olhou para Simão. E Simão lembrou-se da palavra do Senhor, como ele lhe tinha dito: “Antes do galo cantar este dia, me negarás três vezes”. E Simão saiu e chorou amargamente, transmutado[LS164] .


O Julgamento Hebreu diante de Caifás


O alto sacerdote, então, questionou Yaohushua sobre seus discípulos e sobre sua doutrina, dizendo: “Que idade tens? És tu que disseste que nosso pai Abraão viu o teu dia?”
E Yaohushua respondeu: “Verdadeiramente, antes de Abraão ser, eu sou”. E o alto sacerdote disse: “Não tens ainda cinqüenta anos[66]. Como podes dizer que viste a Abraão? Quem és tu? Quem te fez? Qual é o teu ensinamento?”
E Yaohushua lhe respondeu: “Falo abertamente para o mundo. Ainda ensino na sinagoga e no templo, aonde os judeus sempre acorrem. Em segredo eu não disse nada. Por que me questionas? Pergunta àqueles que me ouviram o que disse a eles. Olha: eles sabem o que eu disse”.
E, tendo ele falado, um dos oficiais que se encontrava ali atingiu Yaohushua com a palma de sua mão, dizendo: “É assim que respondes ao alto sacerdote?” Yaohushua lhe respondeu: “Se falei mal, aponta o mal; se falei bem, por que me agrides?”
Ora, o chefe dos sacerdotes e anciãos e todo o Concílio procuravam falsas testemunhas contra Yaohushua, para condená-lo à morte; mas não encontravam nenhuma; sim, muitas testemunhas falsas vinham, mas não concordavam umas com as outras.
E, ao final, vieram duas falsas testemunhas. E uma delas disse: “Este companheiro disse: “Eu sou capaz de destruir o templo de Deus e reconstruí-lo em três dias”. E o outro afirmou:  “Este homem disse: “Eu destruirei este templo e erguerei outro”.
E o alto sacerdote ergueu-se e disse a ele: “Não tens resposta?  O que eles estão dizendo contra ti?” Mas Yaohushua manteve sua paz.  Ora, era  ilícito entre os judeus julgar um homem à noite.
E eles lhe disseram: “És tu o Mashiakh? Dize-nos”. E ele lhes disse: “Se vos digo, não acreditareis; e se também vos perguntar, não me respondereis, nem me deixareis ir”.
E eles o questionaram, dizendo: “Estás abolindo o sacrifício exigido pela lei e o comer da carne, como Moisés ordenou?” E ele respondeu: “Eis que alguém maior do que Moisés está aqui”.
E o alto sacerdote disse-lhe: “Eu te intimo, pelo Deus vivo, que nos digas se és o Mashiakh, o Filho de Deus”. Yaohushua lhe disse: “Tu o disseste; e eu te repito: “Logo mais, vereis o Filho do Homem sentado ao lado direito do Poder[67] e vindo em nuvens do céu”.
E o alto sacerdote rasgou suas vestes, dizendo: “Eis que agora falaste tua blasfêmia. O que pensais?” Eles responderam, dizendo: “Ele é merecedor de morte”.
Então eles cuspiram em sua face e o esbofetearam; e outros o atingiram com as palmas de suas mãos, dizendo: “Profetiza para nós, tu, o Mashiakh. Quem é que te bateu?”
Ora, quando a manhã veio, todos os sacerdotes principais e os anciãos do povo, e ainda todo o concílio, conferenciaram e estabeleceram concílio contra Yaohushua, para levá-lo à morte.
E eles deram sua sentença contra Yaohushua: ele era merecedor de morte e ele seria amarrado, conduzido para fora e entregue a Pilatos.


A Penitência de Judas

Ora, Judas, que o tinha traído, quando viu que ele fora condenado, arrependeu-se e devolveu as trinta peças de prata ao sacerdote principal e aos anciãos, dizendo: "Eu pequei em trair o sangue inocente."
E eles disseram: "O que é isto para nós? Este é o teu negócio." E ele lançou as peças de prata no templo, saiu, foi e enforcou-se.
E o sacerdote principal tomou as peças de prata e disse: "Não é lícito colocá-las no tesouro, porque é preço de sangue."
E tomou concílio e comprou com elas o campo do oleiro, no qual sepultariam estrangeiros. Portanto aquele campo foi chamado Aceldama, isto é, o campo de sangue, até este dia.
Então aquilo que foi falado por Zacarias, o profeta, foi cumprido, dizendo: 'Determinaram por meu preço trinta peças de prata. E tomaram as trinta peças de prata, o preço pelo qual ele foi avaliado, e as deram pelo campo do oleiro, e lançaram-nas para o oleiro na casa do Senhor.'
Ora, Yaohushua tinha dito aos seus discípulos: "Ai do homem que recebe os mistérios e cai no pecado após isto.
"Para tais não há lugar de arrependimento neste ciclo, vendo que eles crucificaram novamente a divina progênie de Deus e do homem, e expuseram o Ungido[68] dentro deles à vergonha pública.
"Tais são piores do que animais, a quem vós, na ignorância, afirmais que devem perecer[LS165] , porque em vossas escrituras está escrito: ‘O que acontece aos animais acontece aos filhos dos homens.
‘Todos vivem de um alento; como um morre, assim morre o outro, portanto o homem não tem proeminência sobre um animal, porque todos vão para o mesmo lugar: todos vêm do pó e retornam ao pó, juntos.’”
Estas coisas Yaohushua falou sobre aqueles que não foram regenerados, não tendo recebido a Ruach de Deus dentro de suas almas, o espírito do divino amor, e que, uma vez tendo recebido a luz, crucificaram o Filho de Deus novamente, expondo-o a vergonha pública.


O Julgamento Romano diante de Pilatos

Então conduziram Yaohushua, de Caifás ao salão de julgamento, a Pôncio Pilatos, o governador; era madrugada e eles mesmos não queriam comparecer ao salão de julgamento, para que não tivessem sua reputação manchada e para que participassem da comemoração.
Pilatos encaminhou-se a eles e disse: "Qual acusação trazeis contra este homem?" Eles responderam: "Se ele não tivesse se tornado tão proeminente, não o teríamos entregado a ti. Temos uma lei e, por nossa lei, ele merece morrer, porque ele deseja mudar os costumes e ritos que Moisés nos outorgou. Ele se fez a si próprio Filho de Deus."
Então Pilatos disse-lhes: "Tomai-o e julgai-o de acordo com vossa lei." Porque ele sabia que o haviam entregado por inveja.
Os judeus, entretanto, disseram a ele: "Não nos é lícito levar nenhum homem à morte.” Assim a profecia de Yaohushua, que ele falou, de que morte morreria, foi cumprida[69].
E mais, eles o acusaram, dizendo: "Nós encontramos este companheiro pervertendo a nação e proibindo dar tributo a César, dizendo que ele mesmo é o Mashiakh, um rei.”
Então Pilatos entrou no salão de julgamento novamente, chamou Yaohushua e lhe disse: "És tu o rei dos judeus?" Yaohushua lhe respondeu:  "Tu mesmo o dizes, ou outros o disseram sobre mim?"
Pilatos respondeu: "Sou eu um judeu? Tua própria nação e o chefe dos sacerdotes entregaram-te a mim; o que fizeste?" Yaohushua respondeu: "Meu reino não é deste mundo; se meu reino fosse deste mundo, então meus servos lutariam para impedir que eu fosse entregue aos judeus; mas, no momento, meu reino não é daqui."
Pilatos, entretanto, disse a ele: "És um rei, então?" Yaohushua respondeu: "Tu dizes que eu sou, assim, portanto, sim, um rei eu sou. Para este fim nasci e por esta causa vim ao mundo, para que possa dar testemunho da verdade. Todos os que são da verdade ouvem minha voz."
Pilatos lhe disse: "O que é a verdade?" Yaohushua disse: "A verdade é do céu." Pilatos disse: "Então a verdade não está sobre a terra." Yaohushua respondeu a Pilatos: "Creia que a verdade está sobre a terra, entre aqueles que a recebem e lhe obedecem. Os que são da verdade julgam com justiça."
E, ao ouvir isso, encaminhou-se novamente para os Judeus e disse-lhes: "Não encontro falta nele absolutamente." E quando ele foi acusado pelo sacerdote principal e os anciãos, nada respondeu.
Então lhe disse Pilatos: "Não ouves como eles testificam muitas coisas contra ti?"
E ele[70] nenhuma palavra respondeu. O governador ficou grandemente surpreso e novamente disse-lhes: "Não encontro falta neste homem."
Eles todos procuraram vencê-lo com mais ameaça, dizendo: "Ele sublevou o povo, ensinando através de toda a Judéia, começando na Galiléia até este lugar." Quando Pilatos ouviu da Galiléia, perguntou se o homem era um galileu.
Tão logo soube que ele pertencia à jurisdição de Herodes[71], enviou-o a Herodes, pois ele próprio estava também em Jerusalém naquele momento.
E quando Herodes viu Yaohushua ficou demasiadamente feliz, porque estava ansioso para vê-lo havia muito tempo, porque tinha ouvido muitas coisas sobre ele e esperava ver algum milagre feito por ele.
Então ele o questionou com muitas palavras, mas ele não respondeu nada. E o chefe dos sacerdotes e os escribas se encontravam ali, e veementemente o acusavam, e muitas falsas testemunhas se erguiam contra ele e levavam para sua acusação coisas que ele desconhecia. 
E Herodes, com seus homens de guerra, despiu-o totalmente e escarneciam dele; e o vestiram com um manto suntuoso, e o enviaram novamente a Pilatos. E no mesmo dia Pilatos e Herodes tornaram-se amigos, porque antes havia inimizade entre eles.
E Pilatos entrou novamente no salão de julgamento e disse a Yaohushua: “De que lugar vens?” Mas Yaohushua não lhe deu resposta. Então disse Pilatos a ele: “Não me falas? Não sabes que tenho poder para crucificá-lo e o poder de soltá-lo?”
Yaohushua respondeu: “Não poderias ter qualquer poder sobre mim, a não ser que te fosse dado de cima, entretanto aqueles que me entregaram a ti têm o grande pecado.”
E desde aquele momento procurava soltá-lo; mas os judeus bradavam, dizendo: “Se tu deixas este homem ir, não és amigo de César; quem quer que faça a si mesmo um rei, fala contra César”.
E Pilatos reuniu-se com o chefe dos sacerdotes e os regentes do povo. Quando se sentou em seu trono de julgamento, sua esposa contatou-o, dizendo: “Nada deves fazer com este homem justo, porque sofri muitas coisas neste dia em um sonho, por causa dele.”
E Pilatos disse a eles: “Trouxestes este homem a mim, como um daqueles que perverte o povo; eis que o examinei diante de vós e não encontrei falta neste homem, no tocante àquelas coisas de que o acusais. Não, nem Herodes; porque eu vos enviei a ele e nada que merecesse a morte foi encontrado nele.”
“Mas tendes um costume: eu vos libertaria alguém na páscoa; desejais que eu vos liberte o rei dos judeus?“
Então todos eles bradaram novamente, dizendo; “Não este homem, mas Barabbas.” Ora, Barabbas era um ladrão. E, por sedição feita na cidade e assassinato, foi lançado na prisão.
Pilatos, entretanto, desejando libertar Yaohushua, falou novamente para eles: “Qual dos dois me pedireis para vos libertar? Yaohushua Barabbas, ou Yaohushua que é chamado o Mashiakh?“ Eles disseram: “Barabbas.”
Pilatos disse-lhes: “O que, então, farei com Yaohushua, que é chamado o Mashiakh?“ Eles lhe disseram: “Crucifica-o.”
E o governador disse: “Por quê? Qual mal ele fez?“ Mas eles clamavam todos, gritando mais: “Crucifica-o! crucifica-o!”
Pilatos, entretanto, foi novamente e lhes disse: “Eis que, novamente, eu o  trago a vós, para que vós possais saber que não encontro falta nele”. Novamente eles clamaram: “Crucifica-o,  crucifica-o”.
E Pilatos disse-lhes pela terceira vez: “Por quê? Que mal ele fez? Eu não encontrei causa de morte nele; portanto o açoitarei e o deixarei ir.”
E eles gritaram instantaneamente, pedindo que ele fosse crucificado. E suas vozes e a do chefe dos sacerdotes prevaleceram.
Quando Pilatos viu que não podia supera-los em nada, mas que um tumulto se fez, tomou da água e lavou suas mãos diante da multidão, dizendo: “Eu sou inocente do sangue desta pessoa justa; olhai isto!”.
Então todo o povo respondeu e disse: “Seu sangue seja sobre nós e sobre nossos filhos.” E Pilatos deu a sentença, que era como eles pediram. E entregou Yaohushua em suas mãos.


  A Crucificação

Então ele lhes libertou Barabbas e, após açoitar Yaohushua, entregou-o para ser crucificado. Então os soldados do governador levaram Yaohushua para a sala comum e reuniram a ele toda a companhia de soldados.
E eles o despiram e lhe colocaram um manto vermelho. E, depois de trançarem uma coroa de espinhos, colocaram-na sobre sua cabeça e uma cana em sua mão direita, e eles dobraram o joelho diante dele e escarneciam dele, dizendo: “Salve, rei dos judeus!”
Então Yaohushua veio, portando uma coroa de espinhos e um manto vermelho. E Pilatos disse a eles: “Eis o homem!”
Quando, entretanto, o chefe sacerdote e os oficiais o viram, eles gritavam, dizendo: “Crucifica-o, crucifica-o.” E Pilatos lhes disse: “Tomai-o e crucificai-o, pois eu não encontro falta nele.”
E eles cuspiram nele, tomaram a cana e bateram em sua cabeça. E, após terem escarnecido dele, tiraram-lhe o manto, puseram suas próprias vestes sobre ele e o levaram para crucificar.
E quando o levaram para fora, eles agarraram Simão, um cireneu, saindo da comarca, e sobre ele deitaram a cruz, para que ele a levasse após Yaohushua. E uma grande multidão de pessoas e mulheres, que também gemiam e lamentavam, o seguiam ali.
Mas Yaohushua, voltando-se para elas, disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas choreis por vós mesmas e por vossos filhos. Porque eis que dias estão vindo nos quais eles dirão: ‘Bem aventuradas são as estéreis, os ventres que nunca conceberam e os seios que nunca aleitaram’.
“Então eles começaram a dizer para as montanhas: ‘Caí sobre nós’; e para os montes: ‘Cobri-nos’. Porque, se eles fazem estas coisas numa árvore verde[72], o que será feito em uma seca?”
E havia também dois malfeitores conduzidos com ele para ser levados à morte. E ao chegarem a um lugar chamado Calvário e Gólgota, que quer dizer ‘local da caveira’, ali eles o crucificaram, e aos malfeitores, um do lado direito e o outro do esquerdo.
E era a terceira hora quando eles o crucificaram e eles lhe deram vinagre misturado com fel para beber; e quando ele tinha provado dele, não queria beber. E Yaohushua disse: “Abba Amma, perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem”.
 Então os soldados, depois de crucificarem Yaohushua, tomaram suas vestes e as dividiram em quatro partes, para cada soldado uma parte; e  também sua capa. Ora, sua capa era sem costura, tecida de alto a baixo. Eles disseram, entretanto, entre si: “Não a rasguemos, mas lancemos sortes por ela, para ver de quem ela será.”
Para que se cumprisse a escritura, que dizia: “Eles partiram meu vestuário entre si e por minha capa lançaram sortes”. Estas coisas, portanto, os soldados fizeram. E, sentando-se, eles o observavam dali.
E uma inscrição foi também feita acima dele, em letras gregas, latinas e hebraicas: ‘Este é o rei dos judeus’
Muitos dos judeus leram este título, porque aquele lugar em que Yaohushua foi crucificado era próximo da cidade e estava escrito em hebreu, grego e latim. Então o chefe dos sacerdotes dos judeus disse a Pilatos: “Não escrevas: ‘O rei dos judeus’, mas que ele disse: ‘Eu sou o rei dos judeus.’ Pilatos respondeu: “O que escrevi, escrevi”.
E um dos malfeitores que foram pendurados o insultava, dizendo: “Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós”. Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Não temes a Deus? Vês que tem a mesma condenação; nós, em verdade, com justiça, porque recebemos a devida recompensa por nossas obras, mas este homem nada fez de errado.”
E ele disse a Yaohushua: “Senhor lembra-te de mim quando alcançares teu reino”. E Yaohushua lhe disse: “Verdadeiramente te digo: para o dia, estarás no paraíso comigo.”
E aqueles que passavam perto o insultavam, balançando suas cabeças e dizendo: “Tu, que destruirias o templo e o construirias em três dias, salva-te a ti mesmo. Se és o Filho de Deus, desce da cruz.”
Da mesma forma também o chefe dos sacerdotes zombava dele, enquanto os escribas e os anciãos diziam: “Ele salvou o cordeiro, a si mesmo não pode salvar. Se ele é o rei de Israel, desça agora da cruz e nós acreditaremos nele. Ele acreditou em Deus, que o livre agora, se ele o tiver, porque disse: ‘Eu sou o filho de Deus’”.
Os agiotas e os negociantes de animais e pássaros também lançavam coisas semelhantes nos seus dentes, dizendo: “Quem enxotou os comerciantes de gado, ovelhas e pombos do templo és tu mesmo não mais do que uma ovelha que é sacrificada.”
Ora, da sexta até a nona hora houve trevas sobre a terra e alguns que estavam próximos acenderam suas tochas, porque as trevas eram muito grandes. E por volta da sexta hora Yaohushua gritou em alta voz: “Eli, Eli, lama sabachthani?”, que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste? “
Alguns dos que estavam ali, quando ouviram aquilo, disseram: “Este homem chama por Elias”; outros disseram: “Ele chama pelo sol”. E o resto disse: “Deixai estar, permiti-nos ver se Elias virá salvá-lo.”
Ora, estavam próximas da cruz de Yaohushua sua mãe e sua tia, Maria, a esposa de Cleofas, e Maria Madalena.
Entretanto, quando Yaohushua viu sua mãe, estando próximo o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” E ele disse ao discípulo: “Eis tua mãe!” E desde aquele momento aquele discípulo tomou-a em sua própria casa.
Após isto, sabendo Yaohushua que todas as coisas estavam agora cumpridas, que a escritura podia ser cumprida, disse: “Estou com sede”. E de uma vasilha eles embeberam uma esponja com vinagre, colocaram sobre um aspersório e puseram isto em sua boca.
E Yaohushua clamou a alta voz, dizendo: “Abba Amma[73], em tuas mãos eu entrego meu espírito.”
Quando Yaohushua tinha, portanto, recebido o vinagre, ele clamou: “Está terminado”; e pendeu sua cabeça e rendeu o espírito. E era a nona hora.
E eis que ali houve um grande trovão e relâmpago, e o muro divisório do lugar sagrado, do qual pendia o véu, caiu e foi partido em dois, e a terra tremeu e as rochas racharam.
Ora, o centurião e aqueles que estavam com ele, observando Yaohushua, vendo o terremoto e aquelas coisas que ocorriam, temeram grandemente, dizendo: “Verdadeiramente este era Filho de Deus.”
E muitas mulheres estavam ali, que os seguiram desde a Galiléia, servindo-os; e entre elas estava Maria, a mãe de Jaime[74] e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu, e elas lamentavam, dizendo: “A luz do mundo ocultou-se de nossos olhos”; e: “o Senhor de nosso amor está crucificado.”
Então os judeus, como era a preparação, para que os corpos não permanecessem sobre a cruz no Sabbath, porque aquele era um Sabbath Pascal, imploraram a Pilatos que suas pernas fossem quebradas e eles fossem removidos.
Então os soldados vieram e quebraram as pernas dos dois que estavam crucificados com ele. Mas, quando vieram a Yaohushua e viram que ele já estava morto, não quebraram suas pernas, mas um dos soldados, com uma lança perfurou seu coração, do qual fluiu sangue e água.
E aquele que viu isto testemunhou, e seu testemunho é verdadeiro, e ele sabe que disse a verdade, para que possais crer. Porque estas coisas ocorreram para que as escrituras se cumprissem: “Nenhum osso de seu corpo foi quebrado”.  E novamente: “No meio da semana o Ungido será morto”.


O Sepultamento de Yaohushua

Ora, quando a noite veio, José de Arimatéia, um honorável conselheiro que também esperava pelo reino de Deus, veio e foi em pessoa a Pilatos e requereu o corpo de Yaohushua. (Ele era um homem bom e justo e não tinha aprovado o concílio e sua obra).
E Pilatos, surpreso que ele já estivesse morto, chamando a si o centurião, questionou-o se ele tinha morrido e havia quanto tempo. E, quando ele o soube do centurião, deu o corpo a José. Ele veio e tomou o corpo de Yaohushua.
Nicodemo, o que a princípio veio a Yaohushua pela noite, também veio e trouxe uma mistura de mirra e alóes[LS166] , em torno de uma centena de peso. Então eles tomaram o corpo de Yaohushua e o envolveram em linho com os aromas, como é o costume dos judeus para o sepultamento.
Ora, no lugar onde ele foi crucificado havia um cemitério e, no cemitério, um sepulcro novo, onde nenhum homem deitara. Ali eles depositaram Yaohushua e foi em torno do início da segunda vigília que o sepultaram, por causa do dia de preparação dos judeus, porque o sepulcro era próximo.
E Maria Madalena e a outra Maria, a mãe de José, viram onde ele foi colocado. Ali na tumba elas mantiveram vigília por três dias e três noites.
E as mulheres também, que vieram com ele da Galiléia, seguiram atrás, portando lâmpadas em suas mãos e olhando o sepulcro e como seu corpo foi colocado; e elas lamentaram sobre ele.
E elas retornaram e descansaram no dia seguinte, sendo um dia consagrado, e no outro dia elas trouxeram e prepararam aromas e unções, e esperaram pelo fim do Sabbath.
Ora, no dia que se seguiu, o chefe dos sacerdotes e os fariseus reuniram-se a Pilatos, dizendo: “Senhor, nós lembramos que o enganador disse, enquanto ele estava ainda vivo: ’Após três dias eu ressuscitarei’.
“Ordenai que o sepulcro seja feito seguro até o terceiro dia passar, para que seus discípulos não venham pela noite e o roubem, e digam ao povo: ‘Ele ressuscitou da morte’; assim o último erro será pior que o primeiro.”
Pilatos disse a eles: “Vós tendes uma vigília: segui vosso caminho, fazei-o tão seguro quanto podeis.” Assim eles foram e fizeram o sepulcro seguro, selando a pedra e estabelecendo uma vigília até o terceiro dia ter passado.


A Ressurreição de Yaohushua

Ora, após terminar o Sabbath e começar a clarear o primeiro dia da semana[75], veio Maria Madalena ao sepulcro, trazendo os aromas que tinha preparado; e havia outras com ela.
E, enquanto prosseguiam, disseram entre si: “Quem rolará a pedra da abertura do sepulcro?” Porque ela era grande. E quando chegaram ao local e olharam, viram que a pedra fora rolada.
Porque eis que houve um grande terremoto; e o anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra da abertura e sentou-se sobre ela. Seu semblante era semelhante ao relâmpago e suas vestes brancas como a neve; e, por medo dele, os guardas tremiam e aparentaram ser cadáveres.
E o anjo respondeu e disse às mulheres: “Não temais, porque sei que procurais Yaohushua, que foi crucificado. Ele não está ali; porque ele ressuscitou, como ele disse.”
“Vinde, vede o local onde o Senhor jazia. E ide rapidamente e relatai aos seus discípulos que ele ressuscitou da morte; e, eis que ele vai adiante de vós à Galiléia; ali o vereis; atentai, que eu vos disse.”
E elas entraram e não encontraram o corpo de Yaohushua. Então correram e vieram a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Yaohushua amava, e lhes disseram: “Eles retiraram o Senhor do sepulcro e nós não sabemos onde eles o puseram.”
E eles correram e vieram ao sepulcro, e olharam nele: eles viram as roupas de linho jogadas, e o lenço que estivera sobre sua cabeça não estava com as roupas brancas de linho, mas caído em um lugar à parte.
E veio a passar que, enquanto eles estavam muito [LS167] surpresos, viram dois anjos que se erguiam próximos a eles em vestes brancas resplandecentes e lhes disseram: “Por que procurais o vivo entre os mortos? Ele não está aqui. Ele ressuscitou, e eis que ele vai adiante de vós à Galiléia, ali o vereis.
“Não lembrais como ele vos falou, quando ele estava ainda na Galiléia, que o Filho do Homem seria crucificado e que ressuscitaria após o terceiro dia?” E eles se lembraram de suas palavras. E saíram rapidamente, fugindo do sepulcro, porque tremiam com estupefação e estavam temerosos.
Ora, no momento do terremoto, os túmulos foram abertos; e muitos dos santos que dormiam ressuscitaram e saíram dos túmulos após sua ressurreição e foram à cidade e apareceram a muitos.
Mas Maria permaneceu do lado de fora do sepulcro, chorando, e enquanto chorava parou e olhou no sepulcro, e viu dois anjos em vestes brancas, um deles à cabeça e o outro aos pés de onde o corpo de Yaohushua tinha jazido. E eles disseram a ela: “Mulher, por que choras?”
Ela disse-lhes: “Porque eles levaram meu Senhor e não sei onde o puseram”. E quando ela disse isso, virou-se e viu Yaohushua em pé, e não se deu conta que era Yaohushua.
Yaohushua disse-lhe: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Ela, supondo ser ele o coveiro, disse-lhe: “Senhor, se o removeste, dize-me onde o colocaste e eu o tomarei.” Yaohushua disse a ela: “Maria”. Ela voltou a si e disse a ele: “Rabboni“, que quer dizer ‘Mestre’.
Yaohushua disse-lhe: “Não me toques, porque ainda não ascendi a meu Pai, um com minha Mãe, mas ide a meus irmãos e dize-lhes que eu ascendo a meu Pai e vosso Pai; a meu Deus e vosso Deus.”
E Maria Madalena veio e contou aos discípulos que vira o Senhor e que ele lhe falara estas coisas, ordenando-lhe anunciar sua ressurreição da morte.


Yaohushua Ressuscitado Aparece a Dois em Emaús

E eis que dois deles foram no mesmo dia a uma vila chamada Emaús, que estava, aproximadamente, a três medidas de 201 metros de Jerusalém, e eles falavam de todas estas coisas que tinham acontecido.
E veio a passar que, enquanto eles conversavam intimamente e meditavam, o próprio Yaohushua aproximou-se e foi com eles. Mas seus olhos estavam fechados, para que eles não o reconhecessem.
E ele lhes disse: “Que assuntos são estes que tendes um com o outro, enquanto caminhais e estais tristes?”
E um deles, cujo nome era Cleofas, respondeu, dizendo-lhe: “És tu somente um estrangeiro em Jerusalém e não sabes o que aconteceu nesses dias?” E ele lhes disse: “Que coisas?”
E eles lhes disseram: “A respeito de Yaohushua de Nazaré, que foi um profeta poderoso em obras e palavra, diante de Deus e de todo o povo; e que a pouco o sacerdote principal e nossos regentes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Mas nós cremos que ele teria redimido Israel; e, além de tudo, passaram estes três dias, desde que estas coisas aconteceram.
“De fato, também algumas mulheres de nosso grupo surpreenderam-nos. Elas estavam no cemitério e, não encontrando seu corpo, vieram dizendo-nos que tiveram também uma visão de anjos, que revelou que ele estava vivo.
“E certos deles que estavam conosco foram ao sepulcro e o encontraram, assim como as mulheres haviam dito; mas eles não o viram.”
Então ele disse-lhes: “Ó, tolos e lentos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram; não devia o Mashiakh[76] ter sofrido todas estas coisas e então entrar em sua glória?”
E, principiando por Moisés e todos os profetas, ele lhes expôs, em toda a extensão, as coisas concernentes a si mesmo.
E eles se aproximaram da vila aonde estavam indo; e ele agiu como se fosse prosseguir. Mas eles o impediram, dizendo: “Permanece conosco, porque está próximo da noite e o dia é passado há muito. E ele entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, quando ele se sentou à mesa com eles, tomou o pão e o suco de uva, deu graças, abençoou e quebrou, e deu a eles. E seus olhos foram abertos, e eles o reconheceram; e ele desapareceu diante de seus olhos[LCS168] .
E eles disseram um ao outro: “Não queimaram nossos corações dentro de nós enquanto ele caminhava conosco pelo caminho e enquanto abria as escrituras para nós?” E eles se levantaram na mesma hora e retornaram a Jerusalém, e encontraram os doze reunidos e aqueles que estavam com eles, dizendo: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão.”
E eles contaram que coisas ocorreram no caminho e como ele foi reconhecido por eles ao partir o pão. Ora, enquanto eles estavam indo para Emaús, alguns dos vigias vieram à cidade e relataram [LS169] a Caifás que coisas ocorreram.
E eles fizeram assembléia com os anciãos, tomaram concílio e disseram: “Eis que, enquanto os soldados dormiam, alguns de seus discípulos vieram e levaram seu corpo; e não é José de Arimatéia um de seus discípulos?
“Por este motivo, então, ele implorou o corpo a Pilatos, para que pudesse sepultá-lo em sua própria tumba. Por esta razão, vamos dar dinheiro aos soldados, instruindo-os a dizer: ‘Seus discípulos vieram pela noite e o roubaram, enquanto nós dormíamos.’ E, se isso vier aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos e vos [LS170] protegeremos.”


Yaohushua Aparece no Templo e os Sacrifícios de Sangue Cessam

No mesmo dia, no momento do sacrifício no templo, ali apareceu entre os comerciantes de animais e pássaros, alguém vestido em brancas vestes, brilhantes como a luz, e em sua mão havia [LS171] um chicote de sete cordas.
E, diante de sua visão, aqueles que vendiam e compravam fugiram em terror e alguns deles se sentiram como homens mortos, porque lembraram como, antes de sua morte, Yaohushua os tinha enxotado do interior do templo de forma semelhante.
E alguns declararam que tinham visto um espírito. E outros, que tinham visto aquele que fora crucificado e que ele ressuscitou da morte.
E os sacrifícios cessaram naquele dia no templo, porque todos estavam em temor e nenhum podia estar desejoso de vender ou comprar, mas, em adição, eles deixaram seus cativos ir livres.
E os sacerdotes e os anciãos redigiram um edital, para ser divulgado, de que aqueles que tinham visto isto estavam bêbados e não tinham visto nada. Mas muitos afirmaram que o tinham visto com seus próprios olhos e sentiram as chicotadas em suas costas, mas estavam impotentes para resistir; porque, quando alguns dos valentes entre eles ergueram [LS172] suas mãos não puderam agarrar a forma que viam, nem prender o chicote que os atingia.
E, desde aquele momento, esses acreditaram em Yaohushua, que ele fora enviado por Deus para livrar o oprimido e libertar aqueles que estavam presos. E eles mudaram seus caminhos e não pecaram mais.
Para outros, ele também apareceu em amor e misericórdia, e curou-os pelo seu toque e os livrou das mãos do perseguidor. E muitas coisas semelhantes foram relatadas sobre ele, e muitos disseram: “Verdadeiramente, o reino veio”.
E alguns daqueles que tinham dormido[77] e levantado quando Yaohushua ressuscitou da morte apareceram e foram vistos por muitos na cidade santa, e grande temor caiu sobre os malvados, mas luz e alegria vieram para os justos de coração.


Yaohushua Aparece a Seus Discípulos

Então no mesmo dia, à noite, sendo o primeiro dia da semana, quando as portas foram fechadas onde os discípulos estavam reunidos por temor dos judeus, Yaohushua veio e esteve em seu meio, e disse a eles: "A paz seja convosco." Mas eles estavam assustados e supuseram que tinham visto um espírito.
E ele lhes disse: "Olhai, sou eu mesmo, assim como me viste em outra ocasião (antes do ocorrido). Um espírito pode verdadeiramente aparecer em carne e ossos, como me vedes? Olhai minhas mãos e meus pés, tocai e vede”.
E quando ele tinha dito assim, ele mostrou suas mãos e seu coração. Então os discípulos se alegraram quando viram o Senhor.
Porque Tomé, chamado Dídimo, um dos discípulos, tinha dito a eles: "A menos que eu veja em suas mãos a marca dos cravos, e coloque minha mão no seu coração, não acreditarei”. Então ele disse a Tomé: "Olha minhas mãos, meu coração e meus pés; toca aqui com tuas mãos. Não o faças sem fé, mas acreditando”.
E Tomé respondeu e lhe disse: "Meu Senhor e meu Deus!" E Yaohushua lhe disse: "Tomé, porque me viste, acreditas? Bem aventurados são aqueles que não viram e creram”.
Então Yaohushua disse a eles novamente. "A paz seja convosco; como Abba Amma me enviou, assim vos envio”. E ao dizer isto, soprou sobre eles e lhes disse: "Recebei a Ruach Santa; pregai o evangelho e anunciai a todas as nações a ressurreição do Filho do Homem.
“Ensinai a santa lei do amor, que vos entreguei. E quem assim abandonar seus pecados, eles lhe serão cancelados; e quem assim continuar em seus pecados, eles lhe serão retidos.
“Batizai aqueles que acreditam e se arrependem, abençoai-os e ungi-os, e oferecei a pura oblação de frutos da terra, que vos indiquei por um memorial de mim.
"Vede, eu dei meu corpo e meu sangue para ser oferecido na cruz para a redenção do mundo do pecado contra o amor e dos sacrifícios sangrentos e festas do passado.
 “E oferecereis o pão da vida e o vinho da salvação por uma pura oblação com incenso, e comereis e bebereis ali, por um memorial, como está escrito de mim, que tenho livrado todos aqueles que acreditam em mim do antigo cativeiro de vossos ancestrais.
“Porque eles, fazendo um deus de sua barriga, sacrificaram ao seu deus as inocentes criaturas da terra, no lugar da natureza carnal dentro deles mesmos”.
"E, comendo de sua carne e bebendo de seu sangue, para sua própria destruição, corromperam seus corpos e abreviaram seus dias, como os gentios, que não conheciam a verdade ou que, conhecendo-a, transformaram-na em mentira."
"Como eu vos envio, assim enviareis outros também para fazer essas coisas em meu nome”.  E colocou suas mãos sobre eles.
Semelhantemente aos apóstolos, assim também foram ordenados profetas, evangelistas e pastores, um santo sacerdócio; e, posteriormente, colocou suas mãos sobre aqueles que eles escolheram por diáconos, um para cada quádruplo de doze.
E estas são as regras e o guia da congregação universal, para que todos possam ser aperfeiçoados em suas localidades, na unidade do corpo do Mashiakh.


O Oitavo Dia Após a Ressurreição

E, após sete dias, novamente seus discípulos estavam dentro da sala elevada, então veio Yaohushua; as portas foram fechadas e ele ergueu-se em seu meio, dizendo: “A paz esteja convosco.” E eles o reconheceram no santo memorial
E ele disse-lhes: “Amai uns aos outros e a todas as criaturas de Deus. Ainda vos digo: nem todos são humanos, dos que estão na forma humana. São eles homens ou mulheres na imagem de Deus, estes [LS173] cujos caminhos de violência, de opressão e injustiça escolhem a mentira mais do que a verdade?
“Verdadeiramente não, até terem nascido novamente e receberem o espírito de amor e sabedoria dentro de seus corações. Então somente são filhos e filhas de Israel e, sendo de Israel, eles são filhos de Deus. E por esse motivo vim ao mundo e por isso sofri nas mãos dos pecadores.
“Estas são as palavras que vos falo, enquanto ainda estou convosco, para que todas as coisas que foram escritas sobre mim na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos sejam cumpridas.”
E Yaohushua disse: “Eu me situei no meio do mundo e, na carne, fui visto e ouvido, e encontrei todos os homens satisfeitos [LS174] com seus próprios prazeres e ébrios com suas próprias loucuras, e a nenhum encontrei faminto ou sedento do conhecimento que é de Deus. Minha alma se entristece pelos filhos e filhas dos homens, porque estão cegos em seu coração, estão surdos em sua alma e não ouvem a minha voz.”
Então ele abriu o seu entendimento, para que eles pudessem compreender as escrituras. E disse a eles: “Assim está escrito e é necessário o Ungido sofrer e ressuscitar da morte após o terceiro dia. E que o arrependimento e a remissão dos pecados sejam pregados em meu nome entre todas as nações, começando em Jerusalém. E vós sois testemunhas dessas coisas.
“E eis que eu envio a promessa de meu Pai sobre vós, de meu Pai, um com minha Mãe, a quem vós não vistes sobre a terra. Porque eu vos digo a verdade: como todo o mundo foi arruinado pelo pecado e pela vaidade da mulher, assim também pela simplicidade e pela verdade da mulher ele será salvo; ainda por vós será salvo.
“Regozijai-vos, portanto, e ficai contentes, porque sois mais abençoados do que todos os que estão sobre a terra, porque sois vós, meus doze mil, que salvareis o mundo todo.”
“Novamente, eu vos digo: quando o grande tirano e todos os sete tiranos começam a lutar em vão contra a luz, eles não sabem contra quem e o quê estão lutando.”
“Porque eles nada vêem além da luz ofuscante e, quando lutam, gastam sua força um contra o outro, e assim é.
“Por esse motivo eu tomo a quarta parte de sua força, de forma que eles não possam ter tal poder e prevalecer em suas más obras.
“Pela involução e evolução será a salvação de todo o mundo cumprida; pela descida do espírito à matéria e a ascensão da matéria ao espírito, através das eras.”



ENSINAMENTO 89

Yaohushua Aparece junto do Mar da Galiléia



Após essas coisas Yaohushua apresentou-se novamente a seus discípulos junto ao Mar de Tibérias, e desta forma mostrou-se: ali estavam Simão, Pedro e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, de Caná da Galiléia, e Jaime e João, e dois outros de seus discípulos.
E Pedro lhes disse: “Vou pescar. Eles lhe disseram: “Nós também iremos contigo”. Eles foram e entraram no navio imediatamente e, aquela noite, nada apanharam. E, quando a manhã veio, Yaohushua estava na praia, mas os discípulos não reconheceram que era Yaohushua.
Então Yaohushua disse a eles: “Filhos, tendes algum alimento?” Eles lhe responderam: “Não, Senhor, não o suficiente para todos; há nada mais do que um pequeno pedaço de pão, um pouco de óleo e umas poucas frutas secas.” E ele lhes disse: “Bastem estes; vinde e ceiai.”
E ele os abençoou, e eles comeram e ficaram satisfeitos; e havia um gole de água também e ele abençoou-o também: e eis que era suco da vinha.
E eles, maravilhados, disseram: “É o Senhor.” E nenhum dos discípulos ousava perguntar: “Quem és?”, sabendo que era o Senhor.
Esta era agora a sexta vez que Yaohushua se mostrara a seus discípulos, após ter ressuscitado da morte. Assim, quando tinham jantado, Yaohushua disse a Pedro: “Pedro, filho de Jonas, tu me amas mais do que estes? “E ele lhe disse: “Verdadeiramente, Senhor, sabes que te amo.” Ele lhe disse: “Alimenta meus cordeiros.” Ele disse a ele novamente, pela segunda vez: “Pedro, filho de Jonas, tu me amas?” Ele lhe disse: “Verdadeiramente, Senhor, sabes que te amo.” Ele lhe disse: “Alimenta minhas ovelhas.”
Ele lhe disse pela terceira vez: “Pedro, filho de Jonas, tu me amas?” Pedro estava entristecido, porque ele lhe disse pela terceira vez, ‘tu me amas?’ E ele lhe disse: “Senhor, conheces todas as coisas; sabes que te amo.”
Yaohushua disse-lhe: “Alimenta meu rebanho. És rocha da Rocha e sobre esta rocha construirei minha congregação, e te levantarei acima de meus doze para ser meu vice-regente sobre a terra para um centro de unidade para os doze, e outro será chamado e escolhido para preencher teu lugar entre os doze, e serás o servo dos servos e alimentarás meu gado, minhas ovelhas e cordeiros.
“E ainda outro se levantará e ensinará muitas coisas que já [LS175] te ensinei, e difundirá o evangelho entre os gentios com grande zelo. Mas as chaves do reino serão dadas àqueles que te sucederem em meu espírito e obedecendo à minha lei.
“E novamente te digo: quando jovem te cingias e caminhavas onde sempre desejavas, mas quando envelheceres, estenderás tuas mãos, e outro te cingirá e conduzirá aonde jamais irias.” Isto ele disse, significando por que morte ele glorificaria a Deus.
E quando falou isto ele lhe disse: “Segue-me.” Então Pedro, voltando-se, viu o discípulo a quem Yaohushua amava acompanhando-o. Pedro, vendo-o, disse a Yaohushua: “Senhor, e o que este homem fará?” Yaohushua lhe disse: “Se quero que ele espere até que eu venha, o que é isto para ti? Segue-me.”
Foi disseminado entre os irmãos o ensinamento de que o discípulo não morreria; embora Yaohushua não tenha dito a ele: ‘Ele não morrerá’, mas: ‘Se quero que ele fique até eu voltar, o que é isto para ti?’


O Que é a Verdade

Novamente os doze estavam reunidos no círculo das palmeiras e um deles, Tomé, perguntou aos outros: “O que é a verdade?” Porque as coisas aparentam ser diferentes para diferentes mentes, e ainda para a mesma mente, em diferentes tempos. “O que é, então, a verdade?"
E, quando eles estavam falando, Yaohushua apareceu em seu meio e disse: "A verdade, uma e absoluta, está em Deus somente, porque nenhum homem, nem qualquer conjunto de homens conhece o que Deus sozinho conhece, que é o todo no todo. Para os homens, a verdade é revelada de acordo com sua capacidade de compreender e receber.
“A verdade única tem muitos lados, e uma pessoa vê um lado somente, outra, outro lado, e alguns vêem mais do que outros, de acordo como lhes é dado.
“Eis este cristal: como uma luz se manifesta em doze faces, verdadeiramente quatro vezes doze, e cada face reflete um raio de luz, assim uma pessoa olha uma face e outra[78], outra; mas é um cristal e uma luz que brilha em tudo."
“Vejam, novamente: quando alguém sobe uma montanha e chega a uma altura, diz: “Este é o topo da montanha; cheguemos a ela”. E quando eles chegaram àquela altura, eis que vêem outra além dela, até atingirem aquela altura de onde nenhuma outra altura possa ser vista, se é que podem atingi-la.
“Assim é com a verdade. Eu sou a verdade, o caminho e a vida, e vos tenho dado a verdade que recebi de cima. E aquela que é vista e recebida por uma pessoa não é vista e recebida por outra. Aquilo que se mostra verdade para alguns não parece verdade para outros. Aqueles que estão no vale não vêem aquilo que os que estão no cume vêem.
“Mas, para cada um, a verdade é como uma mente a vê, e naquele momento, até que uma mais alta verdade lhe seja revelada; e mais luz será dada para a alma que recebe elevada luz. Portanto não condeneis outros, para que não sejais condenados.
“Como tomais a santa lei do amor, como vos tenho dado, assim a verdade será revelada mais e mais a vós, e a Ruach da verdade, que vem de cima vos guiará para toda a verdade, ainda mesmo através de muitas maravilhas, assim como a nuvem de fogo guiou os filhos de Israel através do deserto.
“Sede fiéis à luz que tendes, até que uma mais alta luz vos seja dada. Procurai mais luz e a tereis mais abundantemente; não descanseis até a encontrardes[LCS176] .
“Deus vos dá toda a verdade, como uma escada com muitos degraus, para a salvação e a perfeição da alma; e abandonareis a verdade que aparece hoje por outra mais elevada verdade amanhã. Esforçai-vos para a perfeição.
“Quem, assim, procura a santa lei que tenho dado, estes salvarão suas almas; entretanto, eles podem ver as verdades que tenho dado diferentemente[LCS177] .
“Muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, fomos zelosos com tua verdade.’ Mas direi a eles: ‘Não, mas, que outros possam ver como vós vedes, e nenhuma outra verdade diferente.’ Fé sem caridade é morte. O amor é o cumprimento da lei.
“Como a fé que eles receberão benificia-los-á [LCS178] naquilo que tomam com injustiça? Aqueles que amaram têm todas as coisas, mas sem amor nada há de valor. Cada um tome aquilo que vê como a verdade em amor, sabendo que, onde não está o [LCS179] amor, a verdade é uma letra morta e não se aproveita para nada.
“Ali habitam a bondade, a verdade e a beleza, mas a maior dessas é a bondade. Se alguém tem ódio de seus semelhantes e endurece seu coração para as criaturas das mãos de Deus, como poderá ver a verdade para a salvação? Mesmo [LCS180] vendo, seus olhos estão cegos e seus ouvidos estão endurecidos para a criação de Deus.
“Como eu recebi a verdade, assim a tenho dado a vós. Cada um a receba de acordo com sua luz e habilidade para compreender, e não persigais aqueles que a recebem após uma diferente interpretação.
“Porque a verdade é o poder de Deus e prevalecerá no fim sobre todos os erros. Mas a santa lei que dei é clara para todos, justa e boa. Permiti a todos observá-la, para a salvação de suas almas”.


As Diretrizes do Reino (parte I)

Naquele tempo, após Yaohushua ter ressuscitado da morte, permaneceu noventa dias com Maria, sua mãe, Maria Madalena, que ungiu seu corpo, e Maria Cleofas, os doze e seus companheiros, instruindo-os e respondendo a questões a respeito do reino de Deus.
E quando eles se sentaram para a ceia, sendo noite, Maria Madalena perguntou-lhe, dizendo : "Mestre, declarar-nos-ás as diretrizes do reino?" 
E Yaohushua respondeu e disse: "Ó, Maria, eu te digo, e a cada um de meus discípulos: o reino do céu está dentro de vós. Mas o tempo vem quando o que está dentro será feito manifesto fora, para o bem do mundo.
“As diretrizes verdadeiramente são boas e necessárias, mas antes de todas as coisas está o amor. Amai uns aos outros e a todas as criaturas de Deus, e por isso todos os homens saberão que vós sois meus discípulos."
E um deles perguntou-lhe: "Mestre, desejas que crianças sejam recebidas dentro da congregação como Moisés ordenou, pela circuncisão?" E Yaohushua respondeu: “Para aqueles que estão no Mashiakh[LCS181] , não há corte da carne nem derramamento de sangue.
“Que a criança de oito dias seja apresentada ao Pai-Mãe que está no céu, com oração e ação de graças, e que seu nome lhe seja dado por seus pais; e que o sacerdote auxiliar possa aspergir água pura sobre a criança, de acordo com a soma total que ele escreveu nos profetas. Que seus pais observem que ele seja conduzido nos caminhos da justiça, não comendo carne, nem bebendo bebida forte, nem ferindo as criaturas que Deus deu nas mãos do homem para proteger”.
Novamente alguém disse a ele: "Mestre, que ritual desejas que ocorra quando a criança cresce?" Yaohushua disse: "Após sete anos, ou quando eles começam a discernir o mal do bem e aprender as coisas que são boas, que venham a mim e recebam a bênção das mãos do sacerdote auxiliar, ou do anjo da congregação, com oração e ação de graças. Que sejam admoestados a se guardarem de comer carne e beber bebidas fortes, e de caçar as inocentes criaturas de Deus; de outro modo, serão inferiores ao cavalo ou à ovelha, cuja natureza é contrária a comer carne ou beber bebida forte."
E novamente aquele um perguntou-lhe: "E se vem a nós alguém que come carne e bebe bebida forte, como o receberemos?” E Yaohushua disse-lhe: "Que tal pessoa permaneça fora da habitação até que se limpe a si mesmo desses males grosseiros; porque, até que perceba e se arrependa disto, não estará preparado para receber os altos mistérios."
E outro perguntou a ele : "Quando desejas que eles recebam o batismo?” E Yaohushua respondeu: "Após outros sete anos; ou quando eles conhecem a doutrina e fazem o que é bom, aprendendo a trabalhar com suas mãos e escolhendo uma profissão por meio da qual podem viver, e estando lealmente estabelecidos no reto caminho. Então que eles peçam por iniciação; e que o anjo ou o sacerdote auxiliar da congregação os examine e veja se são merecedores; e que ofereça ação de graça e oração, e sejam mergulhados nas águas de separação, para que possam ressuscitar renovados de vida, confessando a Deus como seu Pai e sua Mãe, prometendo obedecer à santa lei, e mantendo-se a si mesmos separados do mal do mundo”.
E outro lhe perguntou: “Mestre, a que tempo receberão eles a unção?" E  Yaohushua respondeu: "Quando alcançarem a idade da maturidade e manifestarem em si mesmos as sétuplas graças do espírito, então que o anjo ofereça oração com o selo da unção[79][LCS182] . É bom que todos sejam provados em cada nível de sete anos. Nunca antes[80]; mas permiti que seja para cada um de acordo com seu crescimento em amor e na sabedoria de Deus.”

As Diretrizes do Reino (parte II)

E outro lhe perguntou, dizendo: "Mestre, desejas que haja casamentos entre nós, como ocorre entre as outras nações da terra?" E Yaohushua respondeu: "Entre alguns é costume que uma mulher possa casar-se com vários homens; direis a ela: 'Sê nossa esposa e tira a nossa censura.'  Entre outros, é o costume que um homem possa casar-se com várias mulheres; direis a ele: 'Sê nosso marido e tira a nossa censura.’ Aqueles que amam sentem que é um repúdio ser desprezados.
"Mas a vós, meus discípulos, mostro um melhor e mais perfeito caminho. Os casamentos devem ser entre um homem e uma mulher, que por perfeito amor e simpatia são unidos, e enquanto aquele amor e vida durarem, como acontece em perfeita liberdade. Mas que vejam, para isto, que tenham perfeita saúde e verdadeiramente amem um ao outro em toda pureza, e não por vantagens mundanas somente, e então que prometam sua lealdade e fidelidade um ao outro, diante de testemunha.
"Então, quando vier o tempo, que o anjo ou o sacerdote auxiliar ofereça oração e ação de graça, ligando-os com a corda escarlate; se desejais, coroai-os e conduzi-os três vezes em torno do altar, deixando-os comer de um pão e beber de um copo. Então, tomando suas mãos juntas, que lhes diga: 'Sede dois em um, abençoada é a santa união; não permitais vós, a quem Deus reuniu, que nenhum homem separe, tanto quanto a vida e o amor durarem.’
"E se eles conceberem filhos, que o façam assim, com discrição e prudência, de acordo com a sua habilidade para manter aqueles filhos. Todavia, para aqueles que pretendem ser perfeitos e para quem é dado, eu digo: Que sejam como os anjos de Deus no céu, que nem se casam nem são dados em casamento, nem têm filhos, nem preocupações para o amanhã, mas estão livres de amarras, ainda como eu estou, mantendo e armazenando o poder de Deus dentro de si, para seu ministério e para os trabalhos de cura, ainda como eu tenho feito. Mas o celibato não é para todos, somente para os poucos que se sentem assim inclinados."
E outro lhe perguntou: "Mestre, que ritual prescreves para a santa oferenda da eucaristia?" E Yaohushua respondeu, dizendo: "A oblação que Deus ama em segredo é um coração puro. Mas, para um memorial de adoração, oferecei pão não levedado, vinho misturado[81], óleo e incenso. Quando vos reunirdes em um lugar para oferecer a santa oblação, as lâmpadas serão acesas; que aquele que preside, ainda, o anjo da congregação ou o sacerdote auxiliar, tendo mãos limpas e coração puro, tome das coisas oferecidas – o pão não levedado e o vinho misturado com incenso.
"E que dê graças sobre elas e as abençoe, rogando ao Pai-Mãe no céu para mandar sua Ruach Santa, para que a Ruach possa vir sobre o pão, o vinho misturado com incenso e transformá-los no corpo e no sangue, a substância e vida do Eterno, que está sempre sendo partida e derramada por todos.
"E que os erga em direção ao céu e ore por todos, também por aqueles que cruzaram o divisor da morte, por aqueles que ainda estão vivos e por aqueles que estão ainda por cruzar o divisor do nascimento. Que ele ore como vos tenho ensinado e, após isto, que parta o pão, coloque um fragmento no copo e então abençoe a santa união. Que dê, então, ao fiel, enquanto está dizendo: 'Este é o corpo do Mashiakh, a substância de Deus; este é o sangue do Mashiakh, a vida de Deus (que sempre é partida e derramada, para vós e para todos), para a vida eterna. Como me vistes fazer, assim fazei também, no espírito de amor, porque as palavras que eu falei são espírito e vida."

  
 As Diretrizes do Reino (parte III)

E outro falou, perguntando: "Mestre, se alguém cometeu um pecado, pode um homem perdoar ou reter este pecado?" E Yaohushua disse: "Deus perdoa todos os pecados daqueles que se arrependem, mas aquilo que plantardes, aquilo colhereis. Nem Deus nem o homem podem perdoar os pecados daqueles que não se arrependem ou abandonam seus pecados (isto é, não mudam seu comportamento incorreto), nem em adição persistem os pecados daqueles que os abandonaram. Mas se alguém, estando na Ruach, claramente vê que o outro está arrependido e abandonou seus pecados, pode dizer à pessoa penitente: ‘Teus pecados te estão perdoados’. Porque todo pecado é perdoado pelo arrependimento e correção[82], e aqueles que o [LCS183] abandonam, estão livres do pecado, mas presos a ele, se continuam.
“Contudo, os frutos do pecado devem continuar por uma estação, porque aquilo que plantamos devemos colher. Deus não é escarnecido, e os que plantam para o mundo material colherão corrupção, e aqueles que plantam para o espírito colherão vida sem fim[83]. Por esta razão, se alguém abandona seus pecados e os confessa, que o sacerdote auxiliar diga o seguinte a tal pessoa: "Possa Deus  perdoar teus pecados e te dar a vida sem fim. Todo pecado contra Deus é perdoado por Deus, e o pecado contra o homem, pelo homem."
E outro lhe perguntou: "Se alguém estiver enfermo entre nós, teremos o poder para curar, como fazes?" E Yaohushua respondeu: "Este poder vem da perfeita castidade e da fé. Aqueles que nascem de Deus mantêm sua semente dentro deles.
“Entretanto, se alguém dentre vós está enfermo, que o enviem ao sacerdote da congregação, para que ele possa ungi-lo com óleo de oliva em nome no Senhor, e a oração de fé e a saída do poder, com voz de ação de graças, o levantarão[84][LCS184] , se ele não estiver detido pelo pecado, desta ou de uma vida anterior."
E outro lhe perguntou: "Mestre, como a santa assembléia será ordenada e quem a ministrará ali?" E Yaohushua respondeu: "Quando meus discípulos estão reunidos em meu nome, que escolham entre si mesmos homens e mulheres verdadeiros e fiéis, que serão ministros e conselheiros nas coisas temporais, provendo para as necessidades dos pobres e daqueles que não podem trabalhar, e que estes sejam vossos diáconos e seus auxiliares.
"E, tendo dado provas de seu ministério, que escolham dentre eles os que têm dons espirituais, seja de guia, ou de profecia, ou de pregação, e de ensino e de cura, para que possam edificar o rebanho. Oferecei uma santa oblação e ministrai os mistérios de Deus, sendo estes vossos sacerdotes auxiliares e seus ajudantes.
"E que, destes que serviram bem em seu nível, um seja escolhido, que é contado como o mais merecedor, e  presida sobre todos, e ele será vosso anjo. E que o anjo ordene os diáconos e consagre os sacerdotes auxiliares, ungindo-os e pousando suas mãos sobre eles, para que possam receber a Ruach Santa para o ofício ao qual foram chamados. E, assim como para o anjo[LCS185] , que um do alto ministério o unja[LCS186]  e consagre, um do conselho supremo.
"Porque, como envio apóstolos e profetas, assim também envio evangelistas e pastores - os quarenta e oito pilares do tabernáculo – para que, pelo ministério desses quatro tipos, eu possa construir e aperfeiçoar minha congregação, de modo que ali, em Jerusalém, se sentará uma santa congregação, [LCS187] com seu ajudante e diácono; e a esta[85] [LCS188] devem as congregações semeadas consultar em todas as matérias relativas à congregação. E, como a luz vem, assim eles regerão, guiarão, edificarão e ensinarão minha santa congregação. Eles receberão luz de todos e a todos darão mais luz.
“E não esqueçais vossas orações e súplicas[LCS189] , intercessões e o dar graças, para oferecer incenso, como está escrito no último de vossos profetas, dizendo: ’Do nascer do sol ao pôr do sol, incenso será oferecido ao meu nome, em todos os lugares, com uma pura oblação, porque meu nome será grande entre os gentios.’
"Eu vos digo: verdadeiramente, incenso é o memorial de intercessão dos santos na prece a Deus dentro do véu, com palavras que não podem ser pronunciadas."


 As Diretrizes do Reino (parte IV)

E outro lhe questionou[LCS190] : “Mestre, como desejas que sepultemos nossos mortos?” E Yaohushua respondeu: “Procurai concílio dos diáconos nesta matéria, porque isto concerne ao corpo somente. Verdadeiramente, não há morte para aqueles que acreditam na vida que virá. Morte, como a julgais, é a porta da vida, e o túmulo é o portão para a ressurreição, para aqueles que acreditam e são obedientes[LCS191] . Não lamenteis nem choreis por aqueles que vos deixam, mas antes, regozijai-vos por sua entrada na vida.
“Como todas as criaturas vêm do invisível para este mundo, assim elas retornam ao invisível, e assim virão novamente até serem purificadas. Deixai os corpos daqueles que partem ser totalmente entregues aos seus elementos e o Pai-Mãe, que renova todas as coisas, dará aos anjos a guarda sobre eles; e deixai o sacerdote auxiliar orar para que os corpos possam descansar em paz e suas almas, despertar para uma ressurreição jubilosa.
“Há ressurreição do corpo e há ressurreição no corpo. Há um ressuscitar fora da vida da carne, e há uma queda na vida da carne. Oremos por aqueles que cruzaram o divisor da morte, por aqueles que estão vivos e por aqueles que estão ainda por cruzar o divisor do nascimento; porque todos são uma família em Deus. Em Deus eles vivem, movem-se e têm seu ser.
“O corpo que depositais no túmulo, ou que é consumido pelo fogo, não é o corpo que será, mas os que vêm receberão outros corpos, ainda seu semelhante; e, como eles plantaram em uma vida, assim colherão na próxima. Bem aventurados são os que sofrem injustiça nesta vida, porque terão grande regozijo na vida por vir. Bem aventurados são aqueles que praticam a justiça nesta vida, porque receberão a coroa da vida.
E outro lhe perguntou: “Mestre, sob a lei de Moisés os sacerdotes  trajavam vestimentas de beleza para seu ministério no templo. Devemos nós vestir nossos ministros de coisas sagradas, como tu nos ensinaste? E Yaohushua respondeu: “O linho branco é a justiça dos santos, mas o tempo vem em que Sião será desolada, mas, passando o tempo de sua aflição, ela se erguerá e colocará sobre sua beleza vestimentas, como está escrito.
“Mas procurai primeiro o reino da justiça e todas as coisas vos serão adicionadas. Em todas as coisas procurai simplicidade e não deis ocasião para glória vã. Procurai primeiro ser vestidos com caridade, o traje da salvação e o manto da justiça.
“Pois, o que lucrais se não tiverdes esses? Como o som do latão e o tintinar do prato sois vós, se não tiverdes amor. Procurai justiça, amor e paz, e todas as coisas belas vos serão adicionadas.”
E ainda outro lhe perguntou: “Mestre, quantos ricos e poderosos entrarão na vida e associar-se-ão a nós, que somos pobres e desprezados? Como, então, conduziremos a obra de Deus na regeneração da humanidade?” E Yaohushua disse: “Isto também é assunto para os diáconos da congregação em concílio com os anciãos.
“Mas, quando meus discípulos reunirem-se no Sabbath, à noite[86], ou na manhã do primeiro dia da semana[87], faça cada um uma oferenda de um dízimo, ou o dízimo de um dízimo[88], para o seu crescimento, conforme Deus os faz mais prósperos, e colocai-as no tesouro, para a manutenção da congregação, o ministério e as obras dali. Eu vos digo: é mais abençoado dar do que receber.
“Assim todas as coisas serão feitas decentemente e em ordem. E o resto a Ruach estabelecerá na ordem que procede do Pai-Mãe no céu. Agora vos tenho instruído nos primeiros princípios. Vós vedes? Estou convosco sempre, ainda até o fim da era.”


  A Ascensão

E Yaohushua, depois de mostrar-se vivo a seus discípulos após sua ressurreição e de ter permanecido com eles por noventa dias, ensinando e falando do reino e de coisas pertencentes ao reino de Deus, e terminadas todas as coisas que tinha para fazer, conduziu os doze com Maria Madalena, José, seu pai, e Maria, sua mãe, e as outras santas mulheres a Betânia, a uma montanha chamada Oliveira, que lhes tinha indicado.
E quando o viram, estando ele em seu meio, eles o adoraram. Alguns duvidaram. E Yaohushua falou-lhes, dizendo: “Percebei: eu vos escolhi dentre os homens e vos dei a lei e a palavra de verdade.
“Eu vos estabeleci como a luz do mundo e como uma cidade que não pode ser ocultada. Mas vem o tempo em que trevas cobrirão a terra e densas trevas consumirão o povo. Os inimigos da verdade e da justiça regerão em meu nome. Estabelecerão um reino neste mundo, oprimindo as pessoas e compelindo o inimigo à blasfêmia; substituindo minhas doutrinas com as opiniões de homens; ensinando em meu nome aquilo que não ensinei e por meio disso, obscurecendo com suas tradições muito do que ensinei.
“Mas tende bom ânimo, porque o tempo também virá em que a verdade que eles ocultaram será manifestada. A luz brilhará e as trevas serão dissipadas. O verdadeiro reino – que será no mundo, mas não do mundo – será estabelecido. A palavra de justiça e amor emanará do centro, da santa cidade do Monte Sião, e o Monte Sião, que está na terra do Egito, será conhecido como um altar de testemunho para o Senhor.
“E agora vou para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Mas, vós, ficai em Jerusalém. Permanecei fiéis em oração e, após sete dias, recebereis poder do alto e a promessa da Ruach Santa será realizada em vós; e de Jerusalém saireis para todas as tribos de Israel e para as mais recônditas partes da terra”.
E, tendo dito estas coisas, ergueu suas puras e santas mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, separava-se deles. Uma nuvem tão brilhante quanto o sol o recebeu e o levou para fora de sua visão. Enquanto ele ascendia, alguns o tomaram por seus pés e outros o adoravam, caindo em terra sobre seus rostos.
E enquanto eles fitavam perplexos o céu, dois se ergueram para eles em vestes brancas e disseram: “Vós, homens de Israel, por que permaneceis fitando o céu? Este mesmo Yaohushua que foi tomado de vós em uma nuvem virá da mesma maneira, dentro de uma nuvem. Como o vistes indo para o céu, assim ele virá novamente para a terra”.
Então retornaram para Jerusalém do Monte das Oliveiras[LCS192] , que é distante da cidade um dia de Sabbath de jornada. E, enquanto retornavam, perderam Maria Madalena e procuraram por ela, mas não a encontraram. E alguns deles disseram: “O Mestre a tomou”. E eles, maravilhados, estavam em grande veneração.
Ora, era o meio do verão quando Yaohushua ascendeu ao céu e ele não tinha cinqüenta anos ainda. Foi necessário que ele completasse sete vezes sete anos em sua vida.
Verdadeiramente, para que ele pudesse ser aperfeiçoado pelo sofrimento de todas as experiências, e ser um exemplo para todos, para filhos e pais, para os casados e celibatários, para o jovem e o idoso, verdadeiramente, e a todas as idades e condições da vida mortal. 
ENSINAMENTO 96

O Inundar do Espírito

E como os discípulos estavam reunidos na sala superior quando retornaram do monte, eles todos continuavam orando e suplicando em ressonância. Contavam-se cento e vinte.
E, naquele dia, Jaime[89] ergueu-se e disse: “Homens e irmãos, sabeis como o Senhor, antes de deixar-nos, escolheu Pedro para presidir sobre nós em seu nome; e, entre os que estavam conosco, é necessário escolher e indicar uma testemunha de sua ressurreição para tomar seu [LCS193] lugar[90]”.
E eles escolheram dois, chamados Barrabás e Matias, e oraram, dizendo: “Senhor, que conheces o coração de todas as pessoas, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar parte neste apostolado, do qual tomaste teu servo Pedro para presidir sobre nós”.
E eles votaram e o voto decisivo caiu sobre Matias. Os doze o receberam e foi contado como um dos apóstolos.
Então João e Jaime completaram a distinção de Pedro por imposição de mãos, para que ele pudesse presidir sobre eles em nome do Senhor. Eles disseram: “Irmão, sê como a pedra angular de seis lados. Ainda tu, Pedro, que és pedra, como testemunha para a verdade sobre cada lado”.
E aos apóstolos foram dados bastões, para guiar seus passos nos caminhos da verdade, e coroas de glória da mesma forma; e, aos profetas, lâmpadas acesas, para mostrar a luz sobre o caminho e turíbulo com fogo; e, aos evangelistas, o livro da santa lei, para chamar o povo para os primeiros princípios; e, aos pastores, foram dados o copo e o prato, para alimentar e nutrir o rebanho.
Mas a nenhum foi dado nada que não foi dado a todos; porque todos eram um sacerdócio sob o Mashiakh, seu mestre, grande sacerdote no templo de Deus; e aos diáconos foram dadas cestas, para que pudessem carregar ali as coisas necessárias para a santa adoração. E contaram-se cento e vinte deles, Pedro presidindo-os.
E, vindo inteiramente o terceiro dia, estavam todos reunidos em uma mente e em um lugar quando, enquanto oravam, um som veio do céu como um poderoso vento impetuoso e preencheu o lugar, e a sala em que estavam reunidos foi sacudida.
E ali apareceram línguas tripartidas, flamejantes como fogo, e pousaram sobre a cabeça de cada um deles. Eles ficaram cheios da Ruach Santa e começaram a falar em línguas, conforme a Ruach lhes deu expressão vocal. E Pedro ergueu-se e pregou a lei do Mashiakh à multidão de todas as nações e línguas, que estava [LCS194] reunida pela notícia do que fora visto e ouvido, cada homem ouvindo a palavra em sua própria língua de nascimento.
E, daqueles que ouviram ali, estavam reunidos na congregação, naquele dia, três mil almas, que receberam a santa lei, arrependeram-se de seus pecados, foram batizados e continuaram firmemente na comunidade dos apóstolos, na adoração, na oblação e nas orações.
E aqueles que acreditaram deram suas posses e tinham todas as coisas em comum: viviam em comunidade em um lugar, mostrando o amor e a bondade de Deus a seus irmãos, irmãs e a todas as criaturas, e trabalhando com suas mãos para o bem estar comum.
E destes foram chamados doze para ser profetas com os apóstolos, doze para ser evangelistas e doze para ser pastores; e seus auxiliares foram adicionados a eles, assim como diáconos para a congregação universal; e contaram-se cento e vinte. E então foi o tabernáculo de Davi erguido, com homens vivos, cheios de bondade, como o Mestre lhes mostrara.
E para a Congregação[LCS195] , em Jerusalém, foi dado Jaime, irmão do Senhor, para presidente e anjo; e, sob ele, oitenta sacerdotes em um quádruplo ministério, auxiliares e diáconos também. E, após seis dias, muitos vieram se juntar a eles, adicionando-se seis mil homens e mulheres que receberam a santa lei de amor e receberam a palavra com júbilo.
E, ao se reunirem no dia do Senhor, após o Sabbath passar, e oferecendo a santa oblação, perderam Maria e José, os pais de Yaohushua. E os procuraram, mas não os encontraram.
E alguns deles disseram: “Certamente o Senhor os tomou, como tomou Madalena”. E estavam cheios de veneração e cantaram louvores a Deus.
E a Ruach de Deus veio sobre os apóstolos e os profetas com eles e, relembrando o que o Senhor lhes tinha ensinado, com uma voz eles confessaram e louvaram a Deus, dizendo:
“Nós cremos [LCS196] no Deus único; o infinito, a fonte secreta, o Pai Eterno; de quem são todas as coisas invisíveis e visíveis; o todo em tudo, através de tudo, em torno de tudo e santo duplo, em quem todas as coisas consistem; que foi, que é, que será.
“Nós acreditamos em um Senhor, nossa senhora, o perfeito santo Mashiakh; Deus de Deus, luz de luz emanado; nosso Senhor, o Pai,  esposo e filho; nossa senhora, a Mãe, esposa e filha; três modos em uma essência indivisa; uma trindade binária. Para que Deus possa ser manifestado como pai, esposo e filho de cada alma; e para que cada alma possa ser aperfeiçoada como mãe, esposa e filha de Deus.
“E isto pela ascensão da alma no espírito e a descida do espírito na alma; que vem do céu e é encarnado da virgem sempre abençoada, em Yaohushua-Miriam e cada Mashiakh de Deus; nasceu, ensina o caminho da vida, sofre sob os regentes do mundo, é crucificado, é sepultado, e desce ao inferno. Que ressuscita, ascende na glória; dali dando luz e vida a todos.
“Nós acreditamos na sétupla Ruach de Deus, a doadora de vida; que procede do duplo santo. Que veio sobre Yaohushua-Miriam e todos que são fiéis para a luz interior; que habita na congregação, o Israel eleito de Deus. Que sempre vem ao mundo e ilumina cada alma que a busca. Que dá a lei que julga o vivo e o morto, que fala pelos profetas em cada era e clima.
“Nós acreditamos na única santa congregação universal e apostólica; a testemunha para toda a verdade, a recebedora e a doadora desta. Emanada da Ruach e do fogo de Deus; nutrida pelas águas, sementes e frutos da terra. Que pela Ruach dá vida, seus doze livros e sacramentos, suas santas palavras e obras; reunindo os eleitos em uma mística comunhão e reconciliando a humanidade com Deus. Fazendo-nos participantes da divina vida e substância; indicando-nos[LCS197]  em símbolos santos.
“E nós esperamos a vinda do Mashiakh universal e do reino do céu, onde habita a justiça e a santa cidade com doze portões, onde está o templo e o altar de Deus. Donde procedem três ordens em quádruplo ministério, para ensinar toda a verdade e oferecer o sacrifício diário de louvor.
“Como dentro, assim fora; como no grande, assim no pequeno. Como acima, assim abaixo; como no céu, assim na terra. Nós acreditamos na purificação da alma, através de muitos nascimentos e experiências; a ressurreição da morte e a vida sem fim do justo; as eras sem princípio e o descanso em Deus para sempre, amém.”
E como o fumo do incenso elevou-se, o som de muitos sinos foi ouvido e uma multidão de hostes celestes, louvando a Deus e dizendo:
“Glória, honra, louvor e adoração serão para Deus; o pai, esposo e filho; um com a mãe, esposa e filha; de quem procede o espírito eterno; por quem são todas as coisas criadas. Das eras sem princípio, agora e para sempre – Amém – Amém – Aleluia – Aleluia.
“E se qualquer homem remove ou acrescenta palavras a este evangelho, ou oculta, sob uma medida de cereais, sua luz, que é dada pela Ruach através de nós, [LCS198] as doze testemunhas escolhidas por Deus para a iluminação do mundo para a salvação, seja anátema maranata[LCS199] , até a vinda do Mashiakh Yaohushua-Miriam, nosso salvador, com todos os santos,  amém.
“Para aqueles que acreditam, estas coisas são verdade. Para aqueles que não acreditam, são como um conto inútil. Mas, para aqueles que têm mentes e corações sensíveis, atentando ao espírito mais do que à letra que mata, elas são verdades espirituais.
“Porque as coisas que estão escritas são verdade, não porque estão escritas, mas, ao contrário, estão escritas porque são verdade; e estas estão escritas para que possais crer com vossos corações e proclamar com vossas bocas, para a salvação de muitos.”

 Pós Escrito
Aqui termina o Santo Evangelho da Vida Perfeita de Yaohushua-Miriam, o Mashiakh, o filho de Davi segundo a carne, o Filho de Deus segundo o espírito. Glória será para Deus, por cujo poder e socorro este foi escrito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário